Notícias | 12 de abril de 2016 15:04

‘Vou exercer a magistratura com absoluta imparcialidade e independência’, diz desembargador Luiz Roldão

Cópia de IMG_6423

Luiz Roldão de Freitas Gomes Filho tomou posse, nesta segunda-feira (11), como desembargador do TJ-RJ, na vaga do quinto constitucional destinada ao Ministério Público, afirmando estar ao aberto ao diálogo e às ideias inovadoras. “Tenham-me como um magistrado diuturnamente pronto para o trabalho e a realização do bem, feliz e entusiasmado, como se estivesse iniciando a minha inesquecível carreira no Ministério Público, aberto ao diálogo respeitoso e às ideias inovadoras. Fiel seguidor dos mais relevantes princípios da vida: a humildade, a simplicidade, a honestidade, a ética e a transparência. Vou exercer a magistratura com absoluta imparcialidade e independência, atributos obrigatórios na árdua atividade de julgar”, disse Roldão, que teve como padrinhos os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo e Ricardo Couto de Castro.

Em seu discurso, destacou como a trajetória do pai, Luiz Roldão de Freitas Gomes, que agora repete, também procurador da Justiça e desembargador no TJ-RJ. “Quando menino, tinha meu saudoso pai como paradigma. Imaginava quão prazerosa seria a função de servir à sociedade e atender aos anseios da coletividade, contribuindo para a obtenção da tão almejada Justiça social.”

O presidente do TJ-RJ, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, deu as boas-vindas. “O tribunal recebe seu novo integrante com a certeza de que, em comunhão e sintonia com seus pares, contribuirá com a sua alta qualificação, com grandeza de espírito, serenidade e firmeza, nestes tempos turbulentos que atravessamos no país e, particularmente, no Estado do Rio de Janeiro.”

Segundo o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola, a nomeação de Roldão “enobrece o quinto constitucional”. “Além de ser filho de um dos grandes nomes da história do Tribunal de Justiça, é um jurista que se notabilizou por seu conhecimento nos anos em que atuou como promotor e procurador de Justiça”, disse. A presidente da AMAERJ, Renata Gil, afirmou que “Luiz Roldão é um grande processualista, com uma história familiar relevante no Tribunal de Justiça, e trará novas luzes e perspectivas ao Judiciário do Rio de Janeiro”.

Cópia de IMG_6424

O subprocurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, disse que o desembargador se distingue pela constância e perseverança dos ideais. “Sua enorme capacidade de conciliar e a retilínea trajetória de vida, marcada pela ética, dignidade e honradez, fazem dele destinatário natural dessa convergência e concordância de votos. O trabalho competente, sério e fecundo no Ministério Público fez com que ocupasse os mais destacados postos, ao longo de 23 anos de carreira. Meu caro desembargador Luiz Roldão, vá em frente, continue sendo firme, corajoso e destemido e mantenha-se equilibrado e sereno nessa difícil função que é a de julgar.”

De acordo com o presidente da Amperj (Associação do Ministério Público do Rio de Janeiro), Luciano Mattos, “a magistratura fluminense ganha um excelente nome”. “O currículo do desembargador Roldão e sua história no Ministério Público são invejáveis. É muito competente e dedicado às funções e ao seu trabalho, além de ser uma das pessoas mais equilibradas e serenas.” Para o procurador de Justiça Cláudio Henrique Viana, “Roldão é um colega extremamente preparado, que sempre teve uma postura técnica e equilibrada. Pode-se dizer que era um ‘magistrado’ no Ministério Público. Ele honrou o MP nas diversas funções que exerceu e, independentemente do cargo, continuará buscando promover Justiça”, disse.

Nomeação

A vaga no TJ-RJ foi aberta com a aposentadoria do desembargador José Augusto de Araújo Neto. Na sessão do Tribunal Pleno de 21 de março, Luiz Roldão foi o mais votado da lista tríplice. Em seguida, foi nomeado pelo governador do Estado do Rio de Janeiro.

Nascido em Niterói em 1967, o desembargador Luiz Roldão de Freitas Gomes Filho formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1989, e ingressou no MP em 1993. Cursou a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), e recebeu o título de mestre em Direito pela Estácio.

Cópia de IMG_6435