Notícias | 11 de dezembro de 2015 14:50

TV Globo destaca os juízes do Rio de Janeiro como campeões de produtividade pelo sexto ano

O telejornal RJTV 2ª Edição, da TV Globo, exibiu uma reportagem ontem (10) destacando que os juízes do estado são os campeões nacionais em decisões tomadas em primeira instância. Por ano, o Tribunal de Justiça do Rio recebe, em média, cerca de 2,5 milhões de processos.

A reportagem abordou o lançamento do Anuário da Justiça, lançado ontem (10). A publicação mostra dados e informações coletadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o Poder Judiciário durante o ano, além de artigos e entrevistas com magistrados. O anuário informa que, segundo o CNJ, pelo sexto ano seguido, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio tem o maior índice de produtividade da Justiça no Brasil.

Globo

São 340 mil processos julgados a mais do que os recebidos. Ainda assim, o TJ do Rio não consegue resolver um desafio: acabar com o estoque de 10 milhões de processos em tramitação.

“É muito difícil, é uma demanda extraordinária. Estamos tentando partir agora para metas alternativas de resolução de conflitos, dando mais atenção à mediação e à arbitragem, porque, senão, fica impossível, não há força humana capaz de se defrontar com uma demanda dessa dimensão”, disse o presidente do TJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.

| Assista aqui a reportagem

Fonte: G1