Notícias | 19 de agosto de 2014 15:42

Tribunal Pleno: Votação será transmitida para todo o estado

Atendendo aos juízes do interior, o TJ-RJ confirmou que irá transmitir por videoconferência as sessões do Tribunal Pleno nos próximos dias 21 e 22 (quinta e sexta), a partir de 9h. Todos os fóruns do estado receberão as imagens da votação da matéria eleitoral do Judiciário fluminense, pela alteração do Regimento Interno. Os desembargadores decidirão, dentre outras questões, a instituição de eleições diretas para a mesa diretora do Tribunal. A Amaerj convoca todos os juízes a conversarem com os desembargadores para mostrar a importância da democratização. “Toda a magistratura precisa participar deste momento histórico. Haverá uma revisão completa de todo o processo eleitoral interno dos cargos de direção do Tribunal. Portanto, é o momento de todos os associados se manifestarem expressamente. Este é o momento ideal para reafirmar que só existe um Tribunal e não dois”, afirma o presidente da Associação, juiz Rossidélio Lopes.

pleno tjrj

De acordo com o magistrado, este é um momento histórico. “A mudança do Regimento Interno pela democratização será um amadurecimento do processo democrático no tribunal, permitindo que o Pleno resolva esta questão. A Amaerj espera que cada desembargador vote com espírito republicano, demonstrando que estamos, mais uma vez, na vanguarda do Poder Judiciário nacional”.

A Comissão do Regimento Interno do TJ-RJ apresentou, em julho, o parecer das propostas ao Tribunal Pleno. A Comissão acolheu as emendas da Amaerj e dos juízes do Rio de Janeiro em uma Audiência Pública, realizada no dia 10 de junho, para alteração do procedimento de eleição para os cargos da Administração do Tribunal. Confira aqui a íntegra do parecer com o anexo do questionário de votação. Em seguida, os magistrados puderam apresentar sub-emendas. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj

| Leia mais:

“Sou desembargador e apoio as eleições diretas”

Eleições Diretas: Associações de todo Brasil se unem pela democracia interna do Judiciário