Notícias | 28 de julho de 2014 14:31

Tribunal de Justiça inaugura novo fórum na Comarca de Itaboraí

A presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargadora Leila Mariano, inaugurou na última sexta-feira (25) o fórum de Itaboraí, município da região metropolitana do Rio. O projeto de construção do fórum Desembargador Adolphino Alberto Ribeiro foi desenvolvido com base no atual crescimento da população local, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos jurisdicionados e a proteção do meio ambiente da região. O presidente da Amaerj, juiz Rossidélio Lopes, e demais magistrados prestigiaram  o lançamento.

Itaboraí
A presidente Leila Mariano descerrou a placa de inauguração, acompanhada pela família do homenageado e pelos magistrados

“Que este fórum sirva de farol para as melhorias que estão acontecendo nesta cidade. Muito empenho, comprometimento e trabalho é o que se espera de cada um dos juízes, servidores e funcionários que trabalharão aqui”, afirmou a presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargadora Leila Mariano.

A obra do novo fórum foi iniciada em novembro de 2011, na gestão do então presidente da Corte fluminense, Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, e durou 789 dias, custando um total de R$ 45.393.447,62. O prédio, que possui seis pavimentos, foi construído em um terreno com área de 10.545,20m², e tem área total construída de 11.058,42 m². Na área externa, possui edificações de apoio ao prédio principal como guarita, subestação e reciclagem, além de uma área de reflorestamento que protege um olho d’água.

O novo fórum já começa a funcionar com um acervo de 85.582 processos, sendo que apenas no ano de 2013 deram entrada na Comarca de Itaboraí 18 mil novas ações. “Hoje é uma data marcante para Itaboraí, pois a cidade está crescendo muito e com o crescimento populacional, aumenta o número de demandas judiciais. O Tribunal está nos dando um presente hoje, dando a todos, magistrados, serventuários, promotores, defensores públicos e advogados melhores condições de trabalho”, disse o juiz diretor do fórum de Itaboraí Almir Carvalho.

O prefeito da cidade, Helil Barreto Cardozo, agradeceu à presidente Leila Mariano e ao ex-presidente Manoel Alberto pela construção do fórum e elogiou o juiz Almir Carvalho pelo ótimo trabalho que vem fazendo na direção do fórum. A viúva do desembargador Adolphino Alberto Ribeiro, Dalva Reveles Ribeiro, e seu filho, Elcio Reveles Ribeiro, também participaram da cerimônia de inauguração do fórm.

O novo prédio está localizado na Avenida Vereador Hermínio Moreira, s/nº, Centro, Itaboraí, RJ.

Desembargador Adolphino Alberto Ribeiro

Nascidono dia 13 de abril de 1926, o desembargador Adolphino Alberto Ribeiro começou sua carreira de advogado no município de Itaboraí. Em decorrência de sua atuação como advogado em Itaboraí, alcançou grande conceito no meio forense daquela comarca, sendo um dos fundadores da Academia Itaboraiense de Letras, Ciências e Artes em 13 de março de 1973.

Foi nomeado juiz de Direito de 1ª entrância em 1962, com exercício na comarca de São Sebastião do Alto, tendo atuado, posteriormente, nas comarcas de Rio Bonito, Nova Iguaçu e São Gonçalo. Em 1971, foi removido para o cargo de juiz substituto do antigo Tribunal de Alçada Criminal e, em 1979, foi removido por merecimento para o cargo de juiz titular do mesmo órgão.

Foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em 1987, tendo assento na Quarta Câmara Criminal até alcançar a inatividade compulsória. O magistrado morreu em 2002. Era casado com Dalva Reveles Ribeiro e tinha um casal de filhos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do TJ-RJ