Notícias | 29 de junho de 2015 15:39

TJ-RJ se prepara para a segunda edição da campanha Semana da Justiça Pela Paz em Casa

A juíza auxiliar da presidência do TJ-RJ, Adriana Ramos de Mello, se reuniu na sexta feira (26), com dirigentes de órgãos públicos e do Judiciário fluminense para buscar parcerias para a segunda edição da Semana da Justiça Pela Paz em Casa, que acontecerá entre os dias 3 e 7 de agosto. A campanha objetiva despertar, mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência doméstica contra a mulher.

Na reunião, foram discutidas as possibilidades de serem criados novos projetos com foco na mulher e, também, de diversificar os formatos de comunicação sobre a Lei Maria da Penha, para que se adequem às diversas faixas etárias do publico alvo.

upload_00000357

Além da iniciativa da campanha, que tem como objetivo agilizar os processos de violência de gênero, será organizada no dia 15 de agosto, uma ação social voltada para o público feminino. Neste dia serão oferecidos serviços jurídicos, de saúde e de beleza e regularização de documentação. A primeira unidade móvel do Juizado da Violência Doméstica, inaugurada recentemente em Campos, também estará à disposição.

Estiveram presentes na reunião representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, RioSolidário, Secretaria de Políticas para Mulheres do Município, Subsecretaria para Mulheres do Estado, Masan, e alguns setores do TJRJ, como o Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (DEAPE), Diretoria-Geral de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR) e Departamento de Apoio e Assessoramento Técnico aos Órgão Colegiados (DEACO).

O encerramento da Campanha Justiça Pela Paz em Casa vai acontecer na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) nos dias 20 e 21 de agosto com o Seminário Internacional de Violência de Gênero e Feminicídio.

Sobre a campanha

Com uma série de iniciativas, a campanha ‘Justiça pela Paz em Casa’, liderada pela ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, almeja resolver o maior número de casos de violência de gênero. Para isso, magistrados fluminenses que atuam nos 11 Juizados Especiais de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher em todo o estado irão priorizar a realização de audiências de instrução e julgamento, assim como os tribunais de júri, que vão intensificar a realização de julgamentos.

Fonte: TJ-RJ