Notícias | 28 de janeiro de 2015 13:14

TJ-RJ instala VII Juizado da Violência Doméstica e Familiar na Barra da Tijuca

Na cerimônia de instalação do VII Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, no Fórum Regional da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano, destacou que, cada vez mais, as mulheres estão conscientes dos seus direitos e buscam a Justiça para a solução dos conflitos domésticos. O evento, que aconteceu nesta terça-feira, dia 27, reuniu desembargadores, juízes, promotores, advogados e servidores do Poder Judiciário.

upload_00002353

Desembargadores Joaquim Domingos, Leila Mariano, Maria Regina Nova Alves e Odete Knaack e os juízes Mário Cunha Olinto Filho e Juarez Costa Andrade

A desembargadora alertou que a violência contra as mulheres acontece independentemente da classe social e do nível de cultural dos casais. “Por isso, temos multiplicado os juizados para o atendimento dos casos de violência doméstica e também da infância e juventude. Recentemente, instalamos os IV e V Juizados de Violência Doméstica e Familiar, respectivamente, no Fórum Regional de Bangu e na Lâmina II do Fórum Central. Precisamos de juízes que atuem tanto na área econômica quanto também na social”, disse.

Para a presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, desembargadora Maria Regina Nova Alves, uma intensa divulgação tem contribuído para a conscientização das mulheres sobre os seus direitos, em especial a aplicação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) na punição aos agressores. “As mulheres estão mais esclarecidas e têm denunciado seus agressores. Assim, cada novo juizado representa um avanço na luta contra a violência doméstica”, complementou a desembargadora.

A instalação da nova unidade, localizada no primeiro pavimento do Fórum Regional da Barra da Tijuca, demandou obras de adaptação no prédio. Foi necessária a construção de uma carceragem especialmente para atender este juizado. Juarez Costa Andrade será o juiz em exercício.

Participaram também da inauguração do juizado a desembargadora Odete Knaack, o desembargador Joaquim Domingos, o diretor do Fórum da Barra da Tijuca, juiz Mário Cunha Olinto Filho, demais juízes, promotores, advogados e servidores do Poder Judiciário.

Fonte: TJ-RJ