Notícias | 29 de janeiro de 2015 14:38

TJ-RJ instala 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital

O Poder Judiciário do Rio de Janeiro conta com mais uma vara desde ontem (28). Foi instalada a 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, localizada na Praça Onze, 403, 3º andar, no Centro.  A presidente do TJ-RJ, desembargadora Leila Mariano, acredita que há uma demanda reprimida de ações que envolvam o idoso e que, no futuro, o Judiciário poderá criar uma vara voltada especificamente às pessoas da terceira idade. “Hoje, na contemporaneidade, o juiz atua não só no processo, mas também nos aspectos sociais”, disse.

upload_00002082

Desembargadora Leila Mariano, entre os juízes Luiz Otavio Heckmaier e Pedro Henrique Alves | Foto: Luis Henrique Vicent

Para o juiz Pedro Henrique Alves, titular da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso e que irá atuar, no momento, também na 2ª Vara, a equipe técnica, o cartório e os juízes auxiliares são fundamentais para o bom andamento da serventia. Ele citou que foram realizados recentemente mutirões de adoção e que outras ações neste sentido deverão ser organizadas também em relação a ações civis públicas. “Estamos tentando melhorar. Se não tiver uma equipe integrada, a vara não anda. Aqui, 95% é relacionado ao social e tudo é de urgência. Trabalhamos de forma consensual e engajada”, disse o juiz, que agradeceu a presidente Leila Mariano pela instalação da unidade e elogiou toda a equipe da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

Criada pela lei 5.771, de 29 de julho de 2010, a unidade foi instalada graças à reorganização interna no prédio e aproveitamento de espaços subutilizados ou vagos. Os remanejamentos foram executados em quatro fases de obra, sem prejuízo do funcionamento da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, que, em dezembro de 2014, tinha um acervo de 12.268 processos.

Fonte: Amaerj com informações do TJ-RJ