Notícias | 31 de março de 2015 16:22

Sergio Nogueira de Azeredo toma posse como desembargador

O magistrado Sergio Nogueira de Azeredo é o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Eleito para vaga do quinto constitucional destinada ao Ministério Público, ele, que era promotor de justiça, tomou posse nesta segunda-feira (30). O presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes, prestigiou a cerimônia, que teve participação do presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho; do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão; do presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani; e do procurador-geral da Justiça, Marfan Martins Vieira.

upload_00008049

Em um emocionado discurso, o desembargador Sergio agradeceu pela confiança nele depositada e se comprometeu a honrar o novo cargo “com a mesma dedicação, seriedade e comprometimento dos últimos 20 anos de Ministério Público” e a assegurar os direitos e liberdades individuais, visando “uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos”.

Além disso, lembrou sua trajetória dentro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), homenageando, em especial, o procurador-geral da Justiça, Marfan Martins Vieira, a quem classificou como um grande amigo. Retribuindo a homenagem, o procurador, por sua vez, acrescentou que o Poder Judiciário fluminense terá em seu corpo de magistrados “um homem bom e justo, de fé e coragem”.

Em sua fala, o presidente do TJ-RJ disse que o novo colega tem juventude, fibra e vontade de lutar, e que a emoção em seu discurso “demonstra uma consciência muito profunda das responsabilidades que está assumindo neste momento”.

Conheça o magistrado

Formado em Direito, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o novo desembargador do TJ-RJ entrou para o Ministério Público como promotor de Justiça de 3ª categoria em 1995, aos 24 anos.

Quando, dois anos mais tarde, foi promovido por merecimento a promotor de 1ª categoria, foi lotado na 2ª Promotoria de Justiça junto à 1ª Vara Criminal de Bangu, onde permaneceu até 1998. Atuou, também, como titular nas Curadorias de Justiça de Campo Grande, Nova Iguaçu, Volta Redonda e da Capital.

Integrou o Conselho Deliberativo do Sistema de Assistência à Saúde do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no período entre novembro de 2007 e junho de 2008. Na Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, cumpriu integralmente os seis mandatos para os quais foi eleito, sendo dois como membro do Conselho Deliberativo, um como Diretor de Assuntos Legislativos e três como Diretor Financeiro. Atualmente, era titular da 5ª Promotoria de Justiça da Região Especial do Ministério Público.

Fonte: Amaerj com informações do TJ-RJ | Foto: Brunno Dantas