Notícias | 26 de novembro de 2014 14:09

Semana Nacional da Conciliação: primeiro dia tem 82% de acordos

No primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação, que acontece de 24 a 28 de novembro, o mutirão realizado pelo Centro de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro obteve um índice de 82,32% de acordos nas 392 audiências realizadas com processos envolvendo a Telemar. Até sexta-feira, a previsão é de que a unidade realize 1.911 audiências, com a participação de 21 empresas.

Hoje , as empresas participantes do mutirão, que acontece a partir das 10h, são Claro, Vivo, Sky, Tim e Nextel. As audiências vão ocorrer no Beco da Música 121, sala T05, térreo  – Lâmina V do Complexo Judiciário, Centro do Rio.

Também está sendo realizada no TJRJ a “Semana da Desjudicialização” do Projeto Expressinho, que busca a conciliação entre as partes antes que as ações sejam propostas. Realizadas na Av. Erasmo Braga 115, corredor “E”, sala 104 – Lâmina I do Complexo Judiciário, Centro do Rio, as audiências terão a participação das empresas Oi/Telemar; Consul/Brastemp/ Whirlpool; Via Varejo/Casas Bahia/Ponto Frio; Santander; Sky; Itaucard; Itaú; Light; B2W/Americanas.com /Submarino/Shoptime; e TIM.

Já na conciliação pré-processual, em que o consumidor pode conseguir a conciliação sem a necessidade de comparecimento, a novidade é que três novas empresas passaram a integrar a iniciativa: Amil, Universidade Estácio de Sá e Samsung. A lista de e-mails pelos quais os consumidores podem fazer contato com as empresas de maneira virtual está disponível no linkhttp://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/conciliacao-pre-processual.

Conciliação também na Baixada

A 5ª Vara Cível de Nova Iguaçu – Mesquita também vai promover um mutirão de conciliação, com a realização de 123 audiências entre a Light e seus usuários. O endereço do fórum é Rua Dr. Mário Guimarães 968, Bairro da Luz, Centro de Nova Iguaçu. A iniciativa é inédita na Baixada Fluminense.

Fonte: TJ-RJ