Notícias | 19 de fevereiro de 2015 14:36

Presidentes de Amaerj, AMB, TJ-RJ, Amagis e ENM realizam encontro no Rio

O presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes, participou de um encontro com os presidentes da AMB, João Ricardo; do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho; e da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Herbert José Almeida Carneiro; e do diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura, Cláudio dell’Orto. A reunião informal, realizada na última sexta-feira (13), no Rio de Janeiro, abordou o momento da magistratura.

Encontro

Rossidélio Lopes, João Ricardo, Luiz Fernando de Carvalho, Herbert José Carneiro e Cláudio dell’Orto

Os magistrados trataram de assuntos de interesse da classe, como a luta pelo Adicional por Tempo de Serviço (ATS), o atual contexto político e as perspectivas do Legislativo em relação ao Poder Judiciário. O presidente da Amaerj lembrou que a suspensão do benefício prejudicou os magistrados mais antigos ao acabar com o diferencial por tempo de serviço.  Segundo o magistrado, a PEC da VTM já foi aprovada ano passado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e agora está pronta para ir a plenário. A aprovação da medida irá contribuir para o resgate da valorização da carreira.

Os magistrados também demonstraram preocupação com o momento de retração das atividades econômicas no país, que requer uma magistratura forte e coesa, como expressão de um contrapoder, para assegurar os cumprimentos da Constituição e dos direitos fundamentais do cidadão.

“Foi uma reunião muito produtiva e confirmou o propósito do presidente Luiz Fernando em ser parceiro da AMB nos projetos de melhoramento na prestação jurisdicional e na carreira”, considerou João Ricardo.

A vinda do presidente da AMB ao Rio, em visita de cortesia pela posse da nova administração do TJ-RJ, retrata com nitidez o ambiente de cordialidade e união em torno do alinhamento da magistratura na defesa dos direitos fundamentais do cidadão, observou o presidente do Tribunal, após o encontro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações da AMB e do TJ-RJ | Foto: Brunno Dantas