Notícias | 22 de setembro de 2014 15:08

Relatório Justiça em Números 2014 será lançado nesta terça-feira

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresenta, nesta terça-feira (23/9), a partir das 14 horas, o novo Relatório Justiça em Números 2014, durante a II Reunião Preparatória para o VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário. O ministro Ricardo Lewandowski fará a abertura do evento no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e, às 16 horas, será realizada coletiva de imprensa com a ministra Maria Cristina Peduzzi, presidente da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ. O credenciamento da imprensa será feito no local, sem necessidade de cadastramento prévio.

O canal do CNJ no YouTube fará a transmissão ao vivo da abertura da II Reunião Preparatória para o VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário e da apresentação do Relatório Justiça em Números 2014, o mais importante panorama anual da justiça brasileira, pelo endereçohttp://www.youtube.com/user/cnj.

A coletiva também será transmitida ao vivo pelo YouTube, a partir das 16h. Jornalistas de outras localidades interessados em fazer perguntas à ministra Peduzzi, durante a coletiva, poderão enviar os questionamentos por meio da página oficial do CNJ no Twitter, marcando @cnj_oficial ou, ainda, por meio da hashtag #JusticaEmNumeros. 

Relatório – Com dados inéditos, a publicação trará diagnóstico da atuação da Justiça brasileira referente ao ano de 2013. Essa é a principal base de dados do Poder Judiciário, por trazer o perfil e o funcionamento dos tribunais brasileiros. No estudo, cada tribunal é apresentado a partir de seus indicadores de orçamento, recursos humanos, litigiosidade, congestionamento e produtividade, entre outros.

O novo relatório traz algumas novidades na forma de apresentação dos dados que tornam a edição deste ano mais analítica e visualmente aperfeiçoada. Logo no início, um capítulo faz a análise e o panorama global com os principais dados agregados do Poder Judiciário, sob o ponto de vista da despesa, da produtividade e da litigiosidade. Além do resumo analítico produzido pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ, estão incluídos neste capítulo gráficos e tabelas com as principais informações referentes à série histórica desde 2009 até 2013. Após o capítulo com o consolidado do Poder Judiciário, são apresentados capítulos de cada um dos ramos da Justiça.

Serviço:
Data: 23 de setembro de 2014
Horário: 14 horas 
Local: Tribunal Superior do Trabalho (TST), localizado no Setor de Administração Federal Sul, Quadra 8, Lote 1, Bloco B – Auditório Ministro Mozart Vitor Russomano, 5º andar, Brasília/DF

Ferramenta permitirá acesso simplificado a informações regionalizadas

As informações do Relatório Justiça em Números 2014 poderão ser acessadas de forma simplificada pela Internet, por meio de um relatório interativo. Estarão disponíveis os infográficos de cada um dos tribunais do país, divididos por ramo da Justiça (Estadual, Federal, Militar, Eleitoral e do Trabalho), e também dos tribunais superiores.

A ferramenta deve facilitar o acesso regionalizado às informações de determinado tribunal, como os tribunais de justiça estaduais, por exemplo. Os infográficos disponibilizados na internet serão os mesmos que farão parte do relatório publicado.

Para acessar o infográfico, o internauta deve primeiramente escolher um dos ramos da Justiça. Em seguida, aparecerá um mapa do Brasil com a sigla dos tribunais distribuídos. Ao passar o mouse pela área geográfica de abrangência do tribunal, será apresentado um resumo dos principais indicadores da Corte, entre eles despesa total, processos novos, baixados e pendentes, taxa de congestionamento e carga de trabalho por magistrado.

Basta então clicar no tribunal do qual se deseja a informação e, na página seguinte, escolher o ano de referência da informação. Estarão disponíveis dados de 2009 a 2013.

Cada infográfico trará as principais informações referentes a determinado tribunal naquele ano de referência, como, por exemplo, despesa total, gastos com bens e serviços e com recursos humanos, gasto com pessoal ativo e inativo, número de magistrados, servidores e da força auxiliar, número de magistrados e servidores por instância, número de casos novos, baixados, julgados e do estoque, produtividade do tribunal, produtividade por magistrado e por servidor.

Serão apresentadas ainda as variações percentuais de todos esses indicadores, em relação ao ano anterior. Os dados do Relatório Justiça em Números 2014 serão disponibilizados logo após a divulgação oficial, prevista para as 14h30 do dia 23 de setembro.

O relatório interativo deve ser acessado por meio do endereço:

http://www.cnj.jus.br/programas-de-a-a-z/eficiencia-modernizacao-e-transparencia/pj-justica-em-numeros

Fonte: CNJ