Notícias | 13 de julho de 2015 18:34

Presidentes da Amaerj, da AMB e do TJ-RJ reúnem-se no Rio

Com o intuito de reforçar o pleito por Eleições Diretas no Judiciário Fluminense, os presidentes da Amaerj e da AMB, Rossidélio Lopes e João Ricardo Costa, e o vice-presidente da AMB, Paulo Feijó, reuniram-se hoje (13) com o desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, presidente do Tribunal de Justiça do Rio. No encontro, realizado no TJ-RJ, também foi abordado todo o movimento da classe pela democratização interna dos tribunais e pelo Adicional por Tempo de Serviço.

Encontro

Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, João Ricardo Costa, Rossidélio Lopes e Paulo Feijó

No encontro, o presidente do TJ-RJ reafirmou ser a favor das Eleições Diretas, através da PEC 187/2012. Segundo Luiz Fernando, a proposta está sendo analisada pelo Tribunal e será agendada, em breve, audiências públicas para debater a matéria.

Em seguida, os presidentes da Amaerj e da AMB participaram da sessão do Órgão Especial. Na ocasião, o presidente do TJ-RJ ressaltou a parceria com as associações. “A AMB realiza um trabalho em conjunto com o Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça que devo ressaltar, principalmente, em relação a reconquista do ATS, trabalhando incluse pelos nossos aposentados. Se há uma ou outra posição divergente, isso é natural do ambiente democrático. Mas o que deve ser constatado é que há um trabalho de parceria na grande maioria das questões”, afirmou Luiz Fernando.

OE

Magistrados participaram da sessão de hoje do Órgão Especial do TJ-RJ

João Ricardo agradeceu como foi recebido no Rio. “É muito bom compartilhar de algumas lutas com o presidente de um grande tribunal, que tem uma história não só vinculada ao associativismo mas vinculada também ao melhoramento do Poder Judiciário, à democratização e à evolução institucional do Poder Judiciário. Essa visita tem o intuito de trazer os pleitos associativos e reforçar todas as lutas que temos em comum, que têm sido exitosas”.

Movimento Diretas Já

Três tribunais já aprovaram as Eleições Diretas: Tribunal de Justiça de Roraima, Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES) e Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT 1/RJ). Em junho, a Câmara dos Deputados instalou a Comissão Especial que analisará a Proposta de Emenda Constitucional 187/2012, a PEC das Eleições Diretas no Judiciário. Três deputados do Rio fazem parte da composição: Alessandro Molon (PT), Sergio Zveiter (PSD) e Wadih Damous (PT).

Em maio, os juízes do Rio de Janeiro pediram Diretas Já no TJ-RJ. A magistratura fluminense unida entregou um requerimento com 581 assinaturas, em 29 de maio, pleiteando a alteração do Regimento Interno do Tribunal para que todos os juízes do Estado possam votar para os cargos da Administração do Tribunal. O presidente do TJ recebeu o documento e depois encaminhou à Comissão de Regimento Interno. O desembargador Gabriel Zefiro, presidente da Comissão de Regimento Interno, afirmou que serão realizadas audiências públicas em breve.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj