Notícias | 23 de outubro de 2014 13:41

Presidente da AMB debate paridade entre magistrados ativos e inativos

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo dos Santos Costa, reuniu-se ontem (22) com o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª região (Amatra 12), Carlos Alberto Pereira de Castro, o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e vice-presidente institucional da AMB, Sérgio Junkes, e magistrados aposentados das duas instituições estaduais para debater a questão da paridade entre a remuneração de juízes ativos e inativos.

Segundo o presidente da AMB, o encontro foi o primeiro passo em busca do princípio da paridade, uma das bandeiras institucionais da entidade. “É uma luta que não é apenas dos aposentados, mas de toda a classe. É algo de suma importância para nós, pois garante igualdade entre todos os juízes, acabando com essa divisão que temos hoje”, afirmou. 

De acordo com João Ricardo, a reunião em solo catarinense é a primeira de várias que devem ser realizadas nas demais unidades da Federação. “Evidente que precisamos da ajuda de todos, do olhar de todos e da crítica de todos. A paridade é nossa luta e não a busca de benefícios isolados”, pontuou. 

O assessor da Presidência da AMB, José Carlos Kulzer, que coordenou o encontro, ressaltou ainda que no próximo dia 18 será realizada uma reunião nacional, em Brasília, com um representante de cada associação para debater os próximos passos a serem tomados em torno da luta pela paridade entre ativos e inativos. “Estamos articulando a criação de uma comissão permanente para lutar pelos direitos dos magistrados aposentados para que essa participação seja mais efetiva”, reforçou Costa.

O juiz de Direito aposentado Írio Grolli lembrou da importância do trabalho em conjunto. “A gente se abraçar e unir forças, como estamos fazendo hoje, é muito importante, pois é uma luta comum. Tenho certeza que esse será um passo inicial que resultará em benefícios da classe”, disse. 

O presidente da AMC, Sérgio Junkes, ressaltou ainda a importância da participação de todos os magistrados, tanto ativos como inativos. “A paridade é uma bandeira muito importante que está sendo levada pela AMB, assim como a questão do ATS. É preciso ficar claro o nosso compromisso de lutar pela resolução da questão. O que peço é que não desanimem e não percam a fé, pois existe um horizonte favorável para o futuro”, finalizou.

Ao todo, cerca de 20 magistrados inativos participaram da reunião, realizada na sede da Amatra 12, em Florianópolis. Além do presidente da AMB, João Ricardo dos Santos Costa, do vice-presidente institucional, Sérgio Junkes, e do assessor José Carlos Kulzer, participaram também o assessor da presidência Antônio Silveira Neto, e o secretário-geral adjunto Alexandre Abreu.

Fonte: AMB