Notícias | 25 de novembro de 2014 17:08

Presidente da Amaerj recebe Medalha Tiradentes em noite repleta de homenagens

Rodeado de familiares, amigos e membros dos Poderes Judiciário e Legislativo, o presidente da Amaerj, juiz Rossidélio Lopes, recebeu, na noite de ontem (24), a Medalha Tiradentes. A comenda foi entregue pela deputada estadual Myrian Rios (PSD), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Tiradentes (16)

Ao dar início à sessão, a deputada Myrian Rios falou sobre o grande comprometimento do homenageado com as causas sociais, e disse ser uma honra  entregar a comenda ao magistrado, que é um exemplo para todos na carreira. “A defesa da democracia sempre foi instrumento de seu trabalho, e serve de exemplo a ser seguido pelos juízes de todo o País”, ressaltou Myrian.

Em seguida, a juíza Raquel de Oliveira fez uso da palavra, e falou sobre a sua admiração pelo perfil humanista e agregador do juiz. “O Rossidélio une os magistrados e busca sempre conciliar as diferenças”. Raquel também destacou o trabalho realizado pelo juiz em Angra dos Reis, e na 36ª Vara Cível da Capital. Ao final do discurso, parabenizou os familiares do homenageado, e exaltou a importância da união dos poderes para a democracia.

Também presente na solenidade, o desembargador Siro Darlan destacou a atuação do juiz no seu primeiro ano de gestão à frente da Amaerj, e citou projetos da entidade que Rossidélio deu continuidade  com êxito, como a última edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos, realizada no Theatro Municipal do Rio. “Rossidélio tem nos liderado com a sua humildade carismática, candura e firmeza, e já mostrou o caráter que todo o magistrado deve ter”, declarou o desembargador.

tiradentes1

Na sequência o monsenhor Sérgio  Costa Couto, representando  o cardeal do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, parabenizou Rossidélio pelo seu empenho para cultivar a amizade entre as instituições, em prol de uma sociedade melhor para todos.  O presidente da Associação de Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes), Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, também destacou a importância do caráter agregador de Rossidélio nas diferentes esferas da Justiça, para unir ainda mais o Judiciário.

Ao final, o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) enalteceu a vocação pública do juiz Rossidélio Lopes, e afirmou que o magistrado ao longo da sua trajetória se tornou construtor de pontes.  O vereador Reymond (PT-RJ) encerrou os depoimentos destacando também a trajetória profissional do homenageado, e a importância do exemplo do juiz Rossidélio para os demais membros dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.

tiradentes

Prestigiaram a cerimônia os ex-presidentes do TJ-RJ, desembargadores José Murta Ribeiro e Marcos Faver, a desembargadora Maria Henriqueta Lobo; os juízes Paulo Roberto Corrêa, João Batista Damasceno, Joel Pereira, Cláudia Motta, Mafalda Lucchese, Admara Falante, Daniela Brandão, Lísia Carla Rodrigues, Kátia Cilene, o advogado Júlio Mattuque Carvalho, entre outras autoridades. O coral “Felicidade” da Mútua dos Magistrados embalou a solenidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj