Notícias | 16 de abril de 2015 15:57

Plantão Judiciário volta a funcionar no Fórum Central do Rio

O presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e sua antecessora, desembargadora Leila Mariano, inauguraram ontem (15) as novas dependências do Plantão Judiciário, que retorna maior e mais seguro ao Fórum Central da Capital. No último mês de agosto, ainda na gestão da magistrada, o Plantão passou a funcionar na Avenida Rodrigues Alves, devido às obras de readequação. 

upload_00017738

A ex-presidente abriu a cerimônia agradecendo ao convite para participar da inauguração, que, inicialmente, aconteceria durante a sua gestão. Alguns ajustes, porém, ainda precisavam ser feitos, e para não ter que parar as atividades do Plantão mais uma vez, ela decidiu adiar. “Não era viável entregar a obra, para depois quebrar tudo de novo. É preciso ter o mínimo de razoabilidade no trato da coisa pública”, disse.

Em sua fala, o desembargador Luiz Fernando afirmou que convidar a desembargadora era uma questão de justiça, já que quase toda a obra foi realizada no biênio 2013/2014, quando ela era presidente. “A administração da desembargadora Leila Mariano proporcionou dignidade a todos os usuários do Plantão.”, agradeceu.

Ele também falou sobra as expectativas para o novo Plantão e, citando o jurista Carlos Augusto de Araujo Lima, disse esperar que a justiça realizada ali “assim como Deus, caiba mais na sensação do que na ideia”.

Ao final, junto com a corregedora-geral da Justiça do Rio, desembargadora Maria Augusta Vaz, eles descobriram a placa de inauguração, convidando os presentes para conhecer as novas dependências.

Plantão está maior e mais seguro

A área total ocupada pelo Plantão era de aproximadamente 352m². Após a readequação, esse número mais que dobrou, chegando a 754,3m². Isso possibilita benefícios como a reformulação do espaço da carceragem, que antes ficava localizada dentro do local ocupado pelo Ministério Público. O novo projeto aumenta o número de celas de duas para cinco, com acesso restrito pelo lado externo, onde a viatura estaciona, diretamente até a sala da guarda.

O cartório, que antes tinha área de 26,18m², passa a ter 50,93m². A área de atendimento e espera passará de 17,66m² para 34,42m².

O acesso ao Plantão também fica mais fácil e seguro. Se antes era necessário passar pelo estacionamento para chegar até ele, agora há uma porta diretamente na rua. Será instalado, além disso, um portal de raio-x pelo qual terão de passar todos os que circularem pelo local.

A obra foi realizada após uma pesquisa de satisfação relacionar a queda na qualidade dos serviços prestados à falta de infraestrutura do setor.

Fonte: TJ-RJ | Foto: Brunno Dantas