Notícias | 29 de julho de 2015 15:26

Ministros confirmam presença no 4º Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos

A diretora de Direitos Humanos da Amaerj, juíza Denise Appolinária, esteve em Brasília, ontem (28), com os juízes João Ricardo Costa, presidente da AMB, e Ricardo Barreto, vice-presidente de Direitos Humanos da AMB, para convidar ministros e parlamentares a participarem da 4ª edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli. Os ministros Ricardo Lewandowski, presidente do STF, José Eduardo Cardozo, da Justiça, e Pepe Vargas, de Direitos Humanos, confirmaram presença na cerimônia de premiação.

DSCN9568-598x448

Denise Appolinária, João Ricardo Costa, Pepe Vargas e Ricardo Barreto

Com o tema “Construindo Cidadania”, a Amaerj promoverá, em 10 de agosto, às 19h, a cerimônia de abertura da 4ª edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos. O evento acontecerá no Auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim, na Escola da Magistratura (Emerj). A premiação acontecerá em 16 de novembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

“É um evento muito representativo para a magistratura nacional. Esse prêmio serviu para potencializar o estímulo às práticas voltadas à defesa dos Direitos Humanos. Ele hoje é referência não só para a magistratura, mas também para a sociedade brasileira”, disse João Ricardo, durante o encontro com o ministro Pepe Vargas.

Cópia de DSCN9558

Encontro foi realizado em Brasília, no gabinete do ministro de Direitos Humanos da Presidência

A juíza Denise Appolinária diz que o objetivo é manter vivos a memória e o trabalho da juíza que teve a voz silenciada pelo crime organizado. “Além disso, queremos fomentar as boas práticas em torno dos direitos humanos. É importante que os juízes participem”, afirmou.

O vice-presidente de Direitos Humanos da AMB, Ricardo Barreto, também destacou a importância do prêmio. “Em tempos de pensamentos reacionários e direitos ameaçados, defender direitos humanos é lutar por uma bandeira relevante”, destacou.

Premio - home

Prêmio

Criado em 2012, pela Amaerj, com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos homenageia a magistrada da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, assassinada em Piratininga, Niterói, em agosto de 2011, e enfatiza as causas humanistas. O Prêmio tem um caráter plural. É aberto à sociedade, estudantes e profissionais de todas as áreas, sem restrições.

Neste ano, as categorias são “Práticas Humanísticas”, “Trabalhos Acadêmicos” e “Reportagens Jornalísticas”. O Prêmio tem como parceiros o Bradesco, a Vale, a Fetranspor, a Rio Ônibus, a Masan, a TV Record, a Fundação Xuxa Meneghel e a ONG RioSolidário.

4ª Edição do Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos

Tema: “Construindo Cidadania”

Lançamento: 10 de agosto

Fim das inscrições: 29 de outubro

Cerimônia de premiação: 16 de novembro

www.amaerj.org.br/premio

Fonte: Amaerj com informações e foto da AMB