Notícias | 03 de junho de 2016 17:36

Médicos fazem parto inédito no TJ-RJ

Cópia de Parto no TJRJ - 02-05-16  (Foto - BRUNNO DANTAS-TJRJ) (3 de 3)

Grávida de oito meses, Jane Tavares acompanhava o marido, Willian Mathias, em uma audiência no Fórum Central do Tribunal de Justiça do Rio, nesta segunda-feira (2), às 15h. O dia transcorria de forma tranquila para o casal, até que ela começou a sentir fortes contrações. Jane foi socorrida e encaminhada ao Departamento de Saúde do TJ-RJ. Depois de 20 minutos, os médicos realizaram, com sucesso, o primeiro parto da História do Tribunal. Julio Tavares Mathias nasceu com cerca de 2kg.

Após o nascimento do menino, Jane e o filho foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros a um hospital e passam bem. Este é o segundo filho do casal.

A médica Ivanir Barraguilho, diretora da Disau (Divisão Integrada de Saúde do TJ-RJ), disse que foi uma situação atípica porque o espaço não tem equipamentos para atender gestantes. “É uma excepcionalidade. Claro que foi um privilégio para todos, mas torcemos para que seja a primeira e única vez que aconteça. Não temos todo o suporte para esse atendimento. O importante é que a mãe e a criança ficaram bem”.

O procedimento normal, segundo Ivanir, é o TJ-RJ transferir a gestante para a maternidade. “Ela chegou aqui no período expulsivo, quando a criança já estava nascendo. Como não haveria tempo de transferência, nos coube apenas realizar o parto. Graças ao que pudemos oferecer, deu tudo certo”.

Cópia de Parto no TJRJ - 02-05-16  (Foto - BRUNNO DANTAS-TJRJ) (2 de 3)

Fotos: Brunno Dantas/TJ-RJ