Notícias | 26 de maio de 2015 14:35

Marcos André Chut é empossado como novo desembargador do TJ-RJ

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro tem um novo desembargador. Eleito para ocupar a vaga do quinto constitucional destinada ao Ministério Público, o então procurador Marcos André Chut foi empossado na sessão de ontem (25) do Órgão Especial. “Um observador poderia se perguntar por que alguém realizado na carreira passaria de procurador a desembargador”, questionou, em seu discurso, o magistrado recém-empossado, respondendo em seguida: “Acredito que viver é ter sonhos e ideais.”

Ele descreveu aquele momento como único e mágico na vida de um profissional de direito. “Confesso minha sincera e profunda emoção em poder compartilhar essa alegria com aqueles que, ao meu lado, lutaram para que o sucesso fosse alcançado”, falou.

upload_00007720

O presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, deu as boas-vindas ao novo colega de magistratura e disse acreditar que a experiência que ele traz do Ministério Público será honrada no Poder Judiciário. “O personagem muda de posição, mas o objetivo continua sendo o mesmo”, disse.

Novo magistrado

Mestre em Direito e com curso de Administração de Pequenas e Médias Empresas pela FGV, ingressou no Ministério Público em 1991, onde atuou no Tribunal do Júri, na Vara de Execuções Penais, nas Varas Criminais das comarcas de Resende, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Silva Jardim e Central de Inquéritos. Exerceu o cargo de procurador de justiça, atuando até a presente data junto à 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. Foi membro eleito do Órgão Especial do Colégio de Procuradores.

Foi assessor da Corregedoria, assessor parlamentar e coordenador das promotorias eleitorais. Na banca examinadora do concurso do MPRJ, por quatro anos, foi titular na cadeira de Princípios Institucionais e suplente na cadeira de Direito Processual Penal. Em atuações externas pelo MPRJ, ocupou cargos administrativos no Detran, colaborando na moralização do órgão, nas funções de diretor da assessoria jurídica, diretor de emplacamento e, derradeiramente, diretor de registro de veículos. Além disto, desempenhou atividades docentes na Universidade Estácio de Sá, desde 1998 até 2014, e na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

Fonte: TJ-RJ | Foto: Luis Henrique Vicent