AMAERJ | 25 de janeiro de 2016 16:55

Magistrados acompanham obras das novas instalações de serventias de primeira instância

O presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes, a presidente eleita da Associação, Renata Gil, o diretor-presidente da ENM, Cláudio dell’Orto, e o juiz auxiliar da Presidência do TJ-RJ, Luiz Márcio Pereira inspecionaram, na última quinta-feira (21), as obras de modernização da Lâmina I do Fórum Central do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A conclusão da primeira fase das obras está prevista para o fim deste ano.

20160122084628 - Copia

Juízes Luiz Márcio, Renata Gil e Rossidélio Lopes, desembargador Cláudio dell’Orto e engenheiros

De acordo com o projeto do TJ-RJ, são obras de readequação completa de infraestrutura, abrangendo toda parte hidráulica, elétrica, de telefonia e rede lógica, além da regularização e substituição do sistema de esgoto sanitário e águas pluviais do Fórum Central, ampliação dos espaços físicos destinados às serventias judiciais, instalação de iluminação, equipamentos elétricos e eletrônicos com maior eficiência energética, sistema de climatização das serventias e dos corredores.

Projeto inicial do Palácio da Justiça é de 1965

O projeto inicial do Palácio da Justiça, de 1965, previa um prédio de 4 pavimentos, onde foram distribuídas as serventias de 1ª instância e uma Lâmina de 12 pavimentos para instalação das Câmaras, Tribunal Pleno e serviços administrativo. Em 1966, foi edificado o chamado “embasamento”, possuindo apenas 03 pavimentos. O quarto pavimento foi construído posteriormente para abrigar a Emerj, auditórios e creche (atualmente extinta).

Em 1974, projetou-se a Lâmina I com 12 pavimentos. Ali foram abrigadas as Câmaras Cíveis e o extinto Tribunal de Alçada Cível, bem como a Presidência do Tribunal de Justiça, a Biblioteca e o Plenário. Posteriormente foram reformados 02 pavimentos para a Corregedoria-Geral de Justiça. Em 1996, foi a vez da Lâmina II e, finalmente, em 2012, foi erguida a Lâmina Central. Cerca de 75.000 pessoas circulam diariamente pelo Complexo do Judiciário.

Fonte: Amaerj