Notícias | 25 de novembro de 2014 14:52

Justiça Itinerante chega ao Complexo da Maré

O ônibus  da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro estará nesta quarta-feira, dia 26, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Das 9h às 15h, um juiz de direito, um promotor de justiça e um defensor público, além de servidores e estagiários, estarão no ônibus  para atender os moradores da região.  Guarda de crianças e adolescentes, pensão alimentícia, interdição, divórcio, reconhecimento de  paternidade, segunda via de registro de nascimento, conversão de união estável em casamento, óbito e problemas envolvendo consumo poderão ser resolvidos no veículo, que simula um cartório.

O ônibus ficará estacionado na Rua 9, do outro lado do Canal, entre o Conjunto Pinheiros e a Vila do João, paralela à Linha Amarela, próximo à saída 10 A. O serviço voltará à Maré nos dias 3 de dezembro, das 8h às 15h, no mesmo endereço, e no dia 10, das 8h às 15h, na Praia de Ramos, entrada do Parque Roquete Pinto (Piscinão de Ramos), em frente ao CIEP Leonel de Moura Brizola.

A iniciativa tem o apoio do Exército Brasileiro, por meio da Força de Pacificação da Maré; do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Há 10 anos facilitando o acesso à justiça

A Justiça Itinerante surgiu há 10 anos e, atualmente, conta com sete ônibus que são deslocados uma vez por semana ou, quinzenalmente, até os 20 postos, selecionados dentre municípios emancipados, sem comarca instalada; municípios com comarcas, porém com grande densidade demográfica; municípios com grande extensão territorial e regiões pacificadas na cidade do Rio de Janeiro. Os locais atendidos são, além do Complexo da Maré, Comendador Levy Gasparian, Jardim Gramacho (Duque de Caxias), Vila Cruzeiro (Rio de Janeiro),  Tanguá, Macuco, Tocos (Campos dos Goytacazes), Rocinha (Rio de Janeiro), Jardim Catarina (São Gonçalo), Batan (Rio de Janeiro), Nova Sepetiba (Rio de Janeiro), Jardim Primavera (Duque de Caxias), Morro do Coco (Campos dos Goytacazes), Areal, Carapebus, Cidade de Deus (Rio de Janeiro), Manilha (Itaboraí), Quatis, Subregistro (Rio de Janeiro) e Complexo do Alemão (Rio de Janeiro).

Fonte: TJ-RJ