Notícias | 11 de abril de 2013 17:39

Juristur recebe estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel

O programa Juristur/Conhecendo o Judiciário recebeu, na última quarta-feira (10), a vista de 39 alunos do 9º ano da Escola Municipal Princesa Isabel, de Santa Cruz. Os magistrados Joel Pereira dos Santos, coordenador do programa, e Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal da Capital, recepcionaram os estudantes do ensino fundamental e explicaram o funcionamento do Judiciário fluminense. Ao final da explanação os alunos, que integram o projeto Ginásio Experimental Carioca, da Secretaria Municipal de Educação, tiraram dúvidas sobre o funcionamento da Justiça no país.

Juristur 013 

Desembargador Siro Darlan e juiz Joel Pereira explicaram o funcionamento do Judiciário fluminense

Em seguida, o colaborador Marcos Aguiar fez uso da palavra, em uma apresentação sobre a luta mundial dos Direitos Humanos, e convidou todos os alunos a participar da 2ª edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Após a palestra, os jovens conheceram a história e as instalações do antigo Palácio de Justiça, em uma visita guiada pela educadora Teresinha Souza, do Museu da Justiça. A visita seguiu pela Biblioteca do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), onde os alunos tiveram acesso a documentos históricos.  

Juristur 110

Estudantes visitaram as instalações do antigo Palácio da Justiça 

A terceira parada foi na Seção Criminal do TJ-RJ, presidida pelo desembargador Nametala Machado Jorge. O magistrado saudou a visita dos estudantes e recordou da infância citando o poema “Meus oito anos”, do poeta Casimiro de Abreu. “Oh ! que saudades que eu tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida”, exaltou o desembargador Nametala. O desembargador Siro Darlan reforçou a saudação e destacou a importância da presença dos alunos como uma forma de aproximação entre Poder Judiciário e a sociedade, frisando que esta iniciativa cumpre a Meta 4 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Juristur 135

 

Ao final da visita a Amaerj ofereceu um lanche aos estudantes

O responsável pelos estudantes, professor de matemática Nelson Coutinho, que acompanhou a visita, disse que  a iniciativa do Juristur é fundamental  para trazer  perspectiva aos alunos. “Essa iniciativa é fundamental, maravilhosa! A gente, que é de Santa Cruz, tem esse problema gravíssimo. Lá realmente o aluno da escola pública não tem perspectiva, informação, e acredita realmente que as possibilidades  para eles são bem menores, ou até não existem. Mesmo que eles não venham a ser advogados ou juízes, só em conhecer a estrutura política do país, como funcionam os três Poderes, coisas que eles não sabiam, e isso vindo de alguém importante, um desembargador, no caso o Dr. Siro Darlan, é fundamental”, concluiu o docente. A visita terminou com um lanche, oferecido pela Amaerj, aos estudantes. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj