O programa Juristur/Conhecendo o Judiciário promoveu, nesta quarta-feira (30), a integração de estudantes de escolas pública e particular do Rio de Janeiro, no TJ-RJ. Alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Escultor Leão Velloso, da Pavuna, e do Instituto Padre Leonardo Carrescia, da Tijuca, visitaram juntos as dependências do Judiciário fluminense e conheceram de perto o funcionamento do Fórum. O desembargador Siro Darlan, coordenador de parcerias do programa da Amaerj, recepcionou os 36 estudantes e fez as primeiras apresentações sobre a Justiça e a visita.
Desembargador Siro Darlan explica o funcionamento da Justiça para os estudantes
“Sejam bem vindos! Esta é a casa de vocês, a casa da Justiça. Queremos apresentar o Judiciário para que entendam como tudo funciona. Aqui, vocês não verão só juízes e advogados, existem muitas outras profissões. Ao estudar, vocês também irão escolher a profissão que mais gostam e poderão trabalhar no Fórum”, disse o magistrado.
Os estudantes conheceram as histórias e as instalações do antigo Palácio da Justiça, guiados pela museóloga Blanca Dian e pela educadora Teresinha Sousa, do Museu da Justiça. Em seguida, o grupo conheceu o Tribunal do Júri e realizou um Júri Simulado. Os alunos foram conduzidos pela advogada Francisca Lima, secretária do Juristur.
Próximas visitas:
14/06 – Escola Municipal Carlos Lacerda – Taquara
28/06 – Escola Municipal Coelho Neto – Ricardo de Albuquerque
12/07 – Escola Municipal Mario Paulo Brito – Irajá
09/08 – Escola Municipal Anísio Teixeira – Ilha do Governador
23/08 – Escola Municipal Bolívar – Engenho de Dentro
13/09 – Escola Municipal Orsina da Fonseca – Tijuca
20/09 – Escola Municipal Rivadávia Correa – Centro
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj