AMAERJ | 30 de maio de 2016 22:53

Juristur promove julgamento simulado para 70 estudantes de Direito

Cópia de IMG_7211

Da sala de aula para a tribuna. Em vez de livros e canetas, processos e microfone. A tarde desta segunda-feira (30) foi diferente e inesquecível para 70 alunos do 5º período de Direito do Ibmec/RJ. Os estudantes participaram da Sessão Simulada da Turma Recursal, promovida pelo programa da AMAERJ “Juristur – Conhecendo o Judiciário”.

Os alunos fizeram sustentação oral, a partir de processos reais, que foram julgados pelos juízes Paulo Jangutta, Simone Rolim e Adriana Franco. A Sessão Simulada, apesar de fictícia, teve o mesmo formato de um julgamento real. Os estudantes receberam, com antecedência, apostilas com processos verdadeiros – sem os nomes verdadeiros das partes.

A presidente da AMAERJ, Renata Gil, parabenizou os magistrados por se disponibilizarem a realizar o julgamento e ressaltou a importância do Juristur para os estudantes. “O projeto é uma prata da casa, uma prática inovadora. A oportunidade que vocês têm hoje é única, porque muitos fazem estágio, mas não têm esse contato tão próximo com o Judiciário. Vocês estão com magistrados que querem passar como é ser juiz e como é participar de uma sessão. Para nós também é um prazer porque a troca de informações é fundamental para que o Judiciário atinja o seu objetivo, que é garantir os direitos da sociedade.”

Idealizador do simulado e um dos coordenadores do Juristur, o juiz Paulo Jangutta acredita que a sessão é uma ótima oportunidade para o aperfeiçoamento do aluno. “É um fator de inclusão para o jovem acadêmico que ainda não teve contato com a prática. Ele pode conhecer a dinâmica do julgamento e testar sua persuasão na tribuna.”

A estudante Naiara Bastos afirma que o simulado evita que os universitários sejam surpreendidos em uma futura sustentação oral. “Não temos esse contato com juízes e com o fórum. É muito construtivo para o meu futuro. O maior medo é com o desconhecido, e quando tiver que sustentar oralmente, vou sentir muito mais facilidade por já saber como é a Turma Recursal”, disse.

Para o professor de Direito Processual Civil do Ibmec Raphael Corrêa, a sessão simulada é fundamental para os estudantes. “Na minha vida acadêmica, nunca tive a oportunidade de viver na prática o que estudamos na sala de aula. Só tive essa chance depois de formado, como advogado. É um momento em que eles alinham a prática ao que aprenderam em sala de aula. Eles aprenderam esses recursos há duas semanas e já estão colocando em prática.”

No TJ-RJ, a Turma Recursal julga os recursos provenientes dos Juizados Especiais, e é composta por 25 juízes, distribuídos em cinco turmas. As inscrições para o Juristur com a Turma Recursal Simulada devem ser feitas com Priscilla Mantuano pelo e-mail priscilla@amaerj.org.br.

Cópia de IMG_7195

Cópia de IMG_7191

IMG-20160530-WA0005