Notícias | 19 de novembro de 2014 16:55

Juízes participarão da maior cerimônia de casamento civil homoafetivo, neste domingo

O Armazém Utopia será palco, neste domingo, dia 23 de novembro, às 14h30, da maior cerimônia de casamento civil homoafetivo do mundo. O evento faz parte do projeto “O Amor é Legal”, e é uma iniciativa do Programa Estadual Rio Sem Homofobia. Na ocasião, os juízes Raquel de Oliveira, André de Souza Brito, Monique Abreu David, Mylene Gloria P. Vassal e Priscila Abreu David celebrarão a união de 160 casais. Participarão da mesa solene a desembargadora do TJ-RJ, Cristina Gaulia, o presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes, o desembargador Claudio dell’Orto, o defensor público geral do estado do Rio, Nilson Bruno – que será um dos padrinhos simbólicos dos casais – e a presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio (Arpen), Priscilla M. Soares Milhomem.

 Convite virtual

Na ocasião, casais oriundos de diversas cidades do estado, estarão acompanhados por familiares e amigos. A abertura da cerimônia terá apresentação da cantora e atriz Jane Di Castro, que interpretará a canção “Emoções”, de Roberto Carlos. Entre os noivos e noivas, estão casais que há anos buscam pelo reconhecimento dos seus direitos e agora querem oficializar sua união, como forma de garantir a segurança de suas famílias.

O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, idealizador do projeto, comemora a realização desta, que será a maior cerimônia de casamento homoafetivo do mundo: “É preciso reconhecer que essa conquista nacional nasceu da iniciativa do Governo do Rio de Janeiro, quando em 2008 entramos com ação no Supremo Tribunal Federal, para reconhecimento dos direitos dos casais homoafetivos, resultando na histórica decisão do STF, em 5 de maio de 2011, igualando os direitos de casais de pessoas do mesmo sexo aos de casais heterossexuais. Sem dúvida são ações como essa que reforçam a cidadania plena e a luta por direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”.

 Cláudio Nascimento e seu companheiro João Silva foram o primeiro casal homossexual a terem a união convertida em casamento no estado do Rio de Janeiro. Cláudio lembra que já foram realizadas quatro cerimônias coletivas de união estável homoafetiva, das quais participaram cerca de 350 casais. Após a cerimônia, os recém-casados e alguns convidados poderão comemorar o matrimônio em uma recepção oferecida pelo Governo do Rio, que será no próprio Armazém Utopia.

O Programa Estadual Rio Sem Homofobia conta com a parceria da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SUPERDIR/SEASDH), do Tribunal de Justiça do Rio , através do Departamento de Promoção de Sustentabilidade, da Defensoria Pública Geral do Estado do Rio, através do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos (NUDIVERSIS/DPGERJ), e da ARPEN.  A Amaerj é uma das apoiadoras do projeto.

 O Armazém Utopia está localizado Avenida Rodrigues Alves, armazém 6, Cais do Porto.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj