Notícias | 09 de julho de 2016 20:12

Juízes e promotores recolhem até pneu de caminhão entre 600 kg de lixo em praia e na Baía de Guanabara

1070 - Cópia

Mais de 600 quilos de latas, garrafas, galhos, guimbas de cigarro, grelhas para churrasco e até um pneu de caminhão foram coletados por cerca de 50 juízes e promotores de Justiça do Rio de Janeiro, neste sábado (9), às margens da Baía de Guanabara, sede das competições de vela na Olimpíada 2016. A ação voluntária de conscientização do meio ambiente, com canoas havaianas, reuniu cerca de 500 pessoas nas praias de São Francisco e do Morcego, em Niterói.

A “1ª Remada Limpa” foi promovida por AMAERJ e AMPERJ (Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro). A presidente da AMAERJ, Renata Gil, disse que o objetivo do evento foi cumprido.

“Mostramos que os juízes são envolvidos com as causas de cidadania do nosso estado e que estão juntos da sociedade cada vez mais. Cada um pode fazer a sua parte, desde o descarte do lixo com a coleta seletiva até a limpeza da praia. Ainda tivemos uma importante simbiose entre adultos e crianças, fundamental para a formação do nosso futuro. Será a primeira de muitos outras ações”, afirmou.

A mobilização foi inspirada no “Projeto Limpeza na Praia”, do Instituto Ecológico Aqualung (IEA), com o objetivo de ressaltar a necessidade de proteção ao meio ambiente. Magistrados e promotores coletaram lixo com canoas havaianas, em duas baterias de remadas (de cinco quilômetros cada). Mais de 300 alunos das redes pública e privada de ensino de Niterói também participaram do evento.

Galeria de Fotos

“Não é só uma questão ambiental, é uma demonstração de que todos estão imbuídos de um propósito cidadão, de defender o que é nosso, da nossa qualidade de vida. Precisamos impedir a poluição, que prejudica a saúde, a economia e o trabalho de muita gente. Essa é uma demonstração importante de que juízes e promotores estão unidos com a sociedade em um ato de cidadania. Foi um sucesso”, disse o presidente da AMPERJ, Luciano Mattos.

A juíza e remadora Simone Ferraz comemorou o resultado da ação, mas se disse preocupada com o tamanho da poluição nas águas do Rio. “Por um lado, me deixa muito feliz porque conseguimos melhorar o ambiente e mostrar que é necessária a conscientização. Por um outro lado, fico muito triste porque, em pleno no ano de 2016, ainda exista na praia 600 quilos de lixo e até um pneu. Por isso nos sentimos desafiados a continuar nesse projeto e estar com a sociedade, mostrando a força de juízes e promotores não só nas suas canetas e gabinetes, mas também interagindo.”

A ação teve apoio do Aqualung, do vice-campeão mundial de canoa havaiana Dave Macknight, do Guarderya Paddle Services, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Niterói, da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, da Fundação Municipal de Educação de Niterói, da Natsu Mitsubishi, da Cidade das Tintas PPG, da Água de Niterói, do Bradesco e do 4º Grupamento Marítimo de Itaipu.

Assista aqui à reportagem exibida no RJTV, da TV Globo.

Globo RJTV