Notícias | 05 de março de 2015 15:39

Juíza dará orientação jurídica gratuita em evento no Largo do Machado nesta sexta

Orientações sobre pensão alimentícia, guarda de filhos, violência doméstica e outros assuntos jurídicos que façam parte do universo feminino poderão ser obtidas gratuitamente pelas mulheres na próxima sexta-feira (6), no Largo do Machado. No local, estará presente a juíza Maria Cristina Guitierrez Slaibi, da 3ª Vara Cível, juntamente com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Defensoria Pública (DP), que irá participar pela primeira vez da iniciativa, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo (8).

O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e pelo Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro (Socerj). Os serviços serão voltados ao público feminino. Esta é a décima edição do evento, que acontece anualmente desde 2006.

IMG_5199

Juíza prestou informações sobre os direitos básicos de cada mulher, em 2014

Para a juíza, que já participou do evento em anos anteriores, a iniciativa é muito relevante porque possibilita que mulheres cuidem da saúde e conheçam seus direitos. “Não há como implantar a cidadania e a dignidade da pessoa humana se não há consciência sobre seus direitos”, acredita a magistrada, que destacou que o INC é uma referência mundial de hospital. No local, serão distribuídas cartilhas para orientar o público a conhecer seus direitos e saber os locais que deve procurar, com endereços e telefones de órgãos públicos.

As mulheres poderão ainda participar de uma espécie de circuito da saúde, com aferição da pressão arterial, medição de peso e altura, alerta sobre os riscos da hipertensão para o coração e orientações com nutricionistas sobre alimentação saudável, além de esclarecimentos sobre demais fatores de risco. O objetivo é conscientizar as mulheres de que a hipertensão e a obesidade estão fortemente ligadas às doenças cardíacas.

O coordenador do evento, o médico Ivan Cordovil, chefe do Departamento de Hipertensão do INC, destacou que este é um importante espaço onde as mulheres podem conversar sobre questões jurídicas, além de receberem orientações sobre cuidados com a saúde. “Acho muito bom porque o acesso é muito grande, tem dado um resultado muito satisfatório”, afirmou. Serão distribuídas 150 senhas para o atendimento gratuito.

Fonte: Amaerj com informações do TJ-RJ | Foto: Amaerj