Notícias | 01 de dezembro de 2015 14:35

Juiz Sérgio Luiz de Souza vence Prêmio Innovare

O projeto “Apadrinhar – Amar e Agir para Materializar Sonhos”, idealizado pelo juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital, é o vencedor da XII edição do Prêmio Innovare, na categoria Juiz. O anúncio foi feito nesta terça-feira (1), no STF, em Brasília. O “Apadrinhar” propicia às crianças e adolescentes com esperanças remotas de reinserção familiar e adoção, a oportunidade de construir laços de afeto e apoio material, com possibilidades de amparos educacional e profissional disponibilizado por pessoas da sociedade civil que possuam disponibilidade emocional e/ou financeira para se tornar padrinho ou madrinha.

Innovare

Juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza recebeu prêmio das mãos do ministro do STF Luiz Fux | Foto: AMB

| Assista aqui à reportagem exibida pelo Jornal Nacional, da TV Globo

Projeto Apadrinhar

O projeto do juiz Sérgio Luiz de Souza contempla crianças e adolescentes da região de Santa Cruz a Marechal Hermes. A ideia de criar o projeto surgiu em 2013, logo após o magistrado assumir a titularidade da então 2ª Vara Regional da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, hoje 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso. Na ocasião, o juiz constatou a grande precariedade na estrutura das instituições de acolhimento da área de atuação da Vara.

O programa visa a recuperação da autoestima dessas crianças e adolescentes. O programa estabelece três tipos de padrinhos: padrinho afetivo, aquele que visita regularmente a criança ou adolescente; padrinho provedor, que dá suporte financeiro ao adotado; e padrinho colaborador, que presta serviços de acordo com sua especialidade profissional. Experiências análogas realizadas em outros estados do País demonstraram a importância da referência de uma pessoa fora do ambiente. Mais informações no site http://2vriji.blogspot.com.br/p/projeto-de-apadrinhamento.html. Na última semana, o TJ-RJ formalizou o lançamento do Programa de Apadrinhamento para todo o estado do Rio.

A Revista FÓRUM AMAERJ já havia destacado o projeto em entrevista publicada em dezembro de 2014, na edição 39. Confira abaixo a íntegra da entrevista:

FORUM-AMAERJ-N39-FINAL-baixa-page-001 (1)

FORUM-AMAERJ-N39-FINAL-baixa-page-002

Conheça os vencedores nas sete categorias:

  • Tribunal: Criança e adolescente protegidos (desembargadora Lidia Maejima, do Tribunal de Justiça do Paraná);
  • Juiz: Apadrinhar – amar e agir para materializar sonhos (juiz Sério Luiz Ribeiro de Souza, da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro);
  • Ministério Público: Osório – um projeto de acessibilidade (promotor de Justiça Luis Cesar Gonçalves Balaguez, Osório – RJ);
  • Defensoria Pública: Da tranca para a rua – a execução penal na voz dos presos (defensores públicos de Barra do São Francisco – ES);
  • Advocacia: Justiça acolhedora: respeito às demandas sociais (advogada Anette Cardoso Rocha, Belo Horizonte);
  • Prêmio Especial: Centrais de negociação da Procuradoria-Geral da União (procuradores da PGU, Brasília);
  • Justiça e Cidadania – O observatório social de Maringá e a busca pela transparência e zelo na gestão dos recursos públicos (Maringá – PR).

 

Prêmio Innovare
Criado em 2004, o Prêmio Innovare escolhe anualmente iniciativas inovadoras de magistrados, promotores, procuradores, defensores públicos e advogados que contribuam para a qualidade e modernização da Justiça.

O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio do Grupo Globo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj