Notícias | 22 de outubro de 2014 14:04

Juiz participa da Mostra PoliSonoridades no Centro Cultural Correios

O juiz João Batista Damasceno participa, amanhã (23), da Mostra PoliSonoridades, que traça um panorama da produção recente no país sobre música e política. O magistrado debaterá, ao lado de Marcelo Janot, Paulo Henrique Fontenelle e Silvio Tendler, os filmes “Os Advogados contra a Ditadura – Por uma Questão de Justiça” e “Dossiê Jango”. O evento, que começou na última semana, no Centro Cultural Correios, reúne cineastas da nova geração e consagrados documentaristas brasileiros que retrataram os temas dos debates.

fa9298_429fcefc739546c99594769767336e80

“A ideia de reunir filmes sobre música e política na Mostra PoliSonoridades surgiu do momento histórico em que vivemos, com os cinquenta anos do golpe militar, ao mesmo tempo em que milhares de pessoas vão às ruas reivindicar mudanças. Ao longo da história, a música teve e continua tendo um papel fundamental no país. Músicos de vanguarda, como os retratados nos filmes desta mostra, conseguiram captar e traduzir em composições poéticas e contundentes, os pensamentos, sentimentos e aflições de toda uma geração”, afirma a curadora da mostra, a cineasta Daniela Broitman.

Após a exibição de dois filmes (às 15h e às 17h30), cada dia da mostra será finalizado com um debate com os diretores sobre as obras e os temas que elas abordam. Entre os temas dos debates estão irreverência e vanguardismo dos músicos; como os obstáculos pessoais formaram artistas; arte e ativismo; a ditadura militar; a realidade das comunidades, e a luta pela liberdade e a democracia.

Programação

23 de outubro (quinta-feira)
15h – Os Advogados contra a Ditadura – Por uma Questão de Justiça
17h30 – Dossiê Jango
Debatedores: Paulo Henrique Fontenelle, Silvio Tendler e João Batista Damasceno
Mediação: Marcelo Janot

24 de outubro (sexta-feira)
15h – Em Busca de um Lugar Comum
17h30 – Cidade de Deus – 10 Anos Depois
Debatedores: Cavi Borges e Luciano Vidigal
Mediação: Daniela Broitman

25 de outubro (sábado)
15h – Setenta
17h30 – Democracia em Preto e Branco
Debatedores: Emília Silveira e Pedro Asbeg
Mediação: Átila Roque

Filmes

Os Advogados contra a Ditadura – Por uma Questão de Justiça, de Silvio Tendler (Brasil, 2013, 130min, documentário, digital, 14 anos)
A obra propõe uma profunda reflexão sobra a ditadura militar de 1964 a 1985, relembrando, através de depoimentos e registros de arquivos, a relevante e ativa participação dos advogados contra as imposições do autoritarismo e na luta pela liberdade.

Dossiê Jango, de Paulo Henrique Fontenelle (Brasil, 2013, 102min, documentário, digital, 12 anos)
O filme traz à tona o conturbado período em que o ex-presidente João Goulart viveu no exílio e as nebulosas circunstâncias de sua morte. Partindo deste fato, o documentário alimenta o debate em torno da necessidade de investigação e de esclarecimento público deste período terrível de nossa história: a era das ditaduras militares latino-americanas.

Mostra PoliSonoridades
Local: Centro Cultural Correios
Dias: 23 a 25 de outubro (quinta a sábado) de 2014
Horários: sessões às 15h e às 17h30, seguida de debate sobre os dois filmes do dia (ver programação)
Ingressos: entrada franca, com distribuição de senhas a partir de 12h na bilheteria
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro
Capacidade: 152 pessoas

Fonte: Amaerj