Notícias | 24 de outubro de 2014 13:53

Jornalistas apoiam Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos

Os jornalistas Sérgio Ramalho, do jornal O Globo; Berenice Seara, do Extra; Adriana Cruz, do jornal O Dia; e Liane Borges, do SBT; aderiram à campanha dos direitos humanos e vestiram a camisa do Prêmio. No próximo dia 17, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresentará um espetáculo de defesa à vida e à dignidade humana. A partir das 19 horas, a Amaerj promoverá a cerimônia de entrega do 3º Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos, que homenageia a magistrada assassinada em 2011. Veja fotos e vídeo do apoio dos profissionais de imprensa à premiação:

Jornalistas

Jornalistas Berenice Seara, Adriana Cruz e Sérgio Ramalho

Vídeo da jornalista Liane Borges, realizado antes do encerramento das inscrições:

 

Esta edição conta com a campanha “Vista a Camisa dos Direitos Humanos”. Diversas autoridades, jornalistas e artistas aderiram ao Prêmio. Vestiram a camisa da premiação o filho da juíza, Mike Chagas; o cardeal Dom Orani Tempesta; a bailarina Ana Botafogo; a apresentadora Xuxa Meneghel; os atores Giovanna Antonelli, Mateus Solano e Guilhermina Guinle; a ministra Ideli Salvatti; o cartunista Ziraldo; o dançarino Carlinhos de Jesus, a cantora Alcione, entre outros.

Neste ano, a premiação alcançou o recorde de trabalhos inscritos – cerca de 240 – para as 3 categorias. Participantes das cinco regiões do Brasil enviaram trabalhos defendendo a dignidade humana e estão concorrendo aos prêmios. Mais de 60 mil reais serão distribuídos em premiações. Os primeiros colocados de cada categoria também ganharão um troféu personalizado com a imagem da juíza.

Prêmio

Criado em 2012, pela Amaerj, com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos homenageia a magistrada da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, assassinada em Piratininga, Niterói, em agosto de 2011, e enfatiza as causas humanistas. O Prêmio tem um caráter plural, é aberto à sociedade, estudantes e profissionais de todas as áreas. A premiação busca realizar uma reflexão sobre o amplo universo da cidadania, através do debate sobre o direito à vida, à liberdade, ao respeito, à igualdade e à segurança do cidadão.

O Prêmio conta com a parceria das empresas Vale, Bradesco, Firjan, Rio Ônibus e Fetranspor; e apoio do TJ-RJ, da Fundação Xuxa Meneghel, do Theatro Municipal do Rio e do movimento Gabriela Sou da Paz.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj