Notícias | 28 de maio de 2015 22:00

Inscreva-se no Seminário Nacional Criança Sujeito de Direitos – Um Ano da Lei Menino Bernardo

No dia 29 de junho, a Amaerj vai realizar o “Seminário Nacional Criança Sujeito de Direitos – Um Ano da Lei 13.010/2014 – Menino Bernardo”. O evento acontecerá no Tribunal Pleno, de 10h às 17h. O seminário será realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a Fundação Xuxa Meneghel, a Rede Não Bata Eduque, a Emerj e a Masan. A cerimônia de abertura contará com a presença dos presidentes da Amaerj, juiz Rossidélio Lopes, e do TJ-RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, do governador Luiz Fernando Pezão, da primeira-dama do estado e presidente da ONG RioSolidário, Maria Lúcia Horta Jardim, do procurador-geral do Estado, Marfan Martins Vieira, da secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Cristina Cosentino, e da apresentadora Xuxa Meneghel. Inscreva-se aqui!

De acordo com a Lei Menino Bernardo, a criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los. O nome da Lei homenageia Bernardo Boldrini, morto aos 11 anos, em 2014, no Rio Grande do Sul.

criança

O Painel 1 abordará o direito à convivência familiar e comunitária, os impactos do castigo físico e humilhante no desenvolvimento infantil, e as ações nacionais no enfrentamento aos castigos físicos. No Painel 2 será debatido o papel do sistema de garantia dos direitos na implementação da Lei. Os palestrantes serão representantes do TJ-RJ, da Unicef, da Secretaria Nacional da Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente, da Secretaria de Direitos Humanos do Paraná, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da OAB.

Em seguida, serão apresentadas boas práticas voltadas para as famílias com o objetivo de interromper o ciclo de violência, com representantes da Rede Não Bata Eduque, do Programa Escola de Pais da VIJI da Comarca da Capital do Rio, e do Projeto Diálogos do 2º Juizado da Infância e Juventude de Porto Velho.

No seminário serão concedidas 6 horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito e 2 horas de atividades de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj) aos serventuários.

Seminário Nacional Criança Sujeito de Direitos – Um Ano da Lei 13.010/2014 – Menino Bernardo

Data: 29/06

Horário: 10h – 17h

Local: Tribunal Pleno do TJ-RJ

Endereço: Rua Dom Manuel, s/nº – 10º andar, Centro do Rio de Janeiro

Inscrições: http://www4.tjrj.jus.br/amaerj/default.aspx?e=1

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj