Notícias | 29 de janeiro de 2015 15:41

Fórum de Itaipava recebe o nome da juíza Maria Lúcia de Almeida Capiberibe

A presidente do TJ-RJ, desembargadora Leila Mariano, presidiu ontem (28) a cerimônia de nomeação do Fórum Regional de Itaipava, na Comarca de Petrópolis, que passou a chamar-se Fórum Juíza Maria Lúcia de Almeida Capiberibe. “Todos sabem que eu sou a primeira mulher a assumir a Presidência do Tribunal de Justiça do Rio, e não poderia deixar esse cargo sem homenagear as mulheres”.

upload_00008259

 As filhas da homenageada descerraram a placa, junto com a presidente Leila Mariano e o juiz Ronald Pietre

Ela contou que conheceu a homenageada ainda na adolescência e que as duas tiveram uma trajetória parecida, desde o início das suas vidas profissionais como professoras até chegarem à magistratura.

A presidente do TJ disse, ainda, que deixará quatro fóruns nomeados com nomes de mulheres: o de Mesquita, que recebeu o nome da juíza Rute Viana Lins; o de Paty do Alferes, com o nome da desembargadora Maria Raimunda Teixeira; o de Itaipava e o de Paraty, que hoje (29) recebe o nome da juíza Albaliz do Rosário Nascimento. 

O juiz diretor do Fórum Regional de Itaipava, Ronald Pietre, cumprimentou a família da homenageada e disse lembrar-se dela por ser uma juíza corajosa. “Lembro-me de uma entrevista que ela deu após ser ameaçada por causa de um processo no qual atuava. Ela respondeu à repórter que as ameaças não iam interferir na sua atividade jurisdicional”, contou o juiz.

Muitos parentes da juíza Maria Lúcia Capiberibe estiverem presentes à cerimônia, incluindo suas duas filhas Verônica e Alessandra – seu filho mais velho não pôde comparecer. Verônica falou em nome da família e agradeceu a homenagem. “Minha mãe amava esta cidade e agora seu nome vai estar eternizado aqui, onde ela foi tão feliz”, afirmou.

Também participaram da cerimônia a juíza diretora do 3º NUR, Myrian Therezinha Cury, e o juiz Luis Gustavo Grandinetti, entre outras autoridades. 

O Fórum Regional de Itaipava fica na Estrada União Indústria, nº 9.900, em Itaipava – Petrópolis.

Fonte: TJ-RJ