Notícias | 27 de agosto de 2015 15:55

Ex-aluno de escola municipal opta por estudar Direito após visita ao Juristur

O Juristur realizado na tarde da quarta-feira (26) foi diferente. Além dos alunos e professores da Escola Municipal República do Peru no Méier também acompanhava a visita o jovem Douglas da Silva Souza, de 19 anos. Ele participava pela segunda vez da visita ao Judiciário, só que não mais como aluno do Ensino Fundamental, mas como estudante do curso de Direito. Há quatro anos Douglas cursava o 9º ano e esteve no Juristur com a turma da escola do bairro do Méier. Na época ele já tinha recebido ofertas de bolsas de estudo e tinha urgência em  decidir qual curso iria fazer. A visita ao Juristur naquela época foi o carimbo que faltava para a sua decisão. 

IMG_4275 - Copia

Magistrados Joel Pereira e Siro Darlan com o universitário Douglas da Silva Souza

“Minha família tinha pessoas ligadas ao Direito e eu já gostava da ideia de seguir a carreira, mas foi ao fazer pela primeira vez o Juristur que percebi que eu pertencia a esse lugar”, relembra Douglas, atualmente cursando o segundo período da Universidade Estácio de Sá.

Quando esteve no Juristur, pela primeira vez, Douglas foi o juiz do júri simulado e como resultado da sua atuação ouviu do juiz Joel Pereira, coordenador do Juristur, uma frase que o marcou: “Você vai seguir o Direito!”, disse o magistrado, parecendo prever o que viria a acontecer quatro anos mais tarde. Além de cursar Direito, Douglas quer transformar em realidade a experiência à frente daquele júri simulado estudando para um dia se tornar juiz de Direito.

 IMG_4319 - Copia

Estudantes conheceram as instalações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

A visita foi aberta com as boas vindas e orientações da secretária do Juristur, Priscilla Mantuano. O desembargador Siro Darlan falou aos alunos sobre sua experiência como magistrado e em seguida o juiz Joel Pereira relembrou um pouco de sua história como estudante de escola pública. Além da visita e das explicações dos magistrados os alunos também tiveram a experiência que inspirou Douglas há 4 anos e participaram do júri simulado.

O programa

O “Juristur – Conhecendo o Judiciário” tem como objetivo de forma lúdica e divertida contribuir para a formação profissional dos estudantes de Direito, assim como criar canais de comunicação com as escolas e a sociedade em geral, aproximando-os do Poder Judiciário. A iniciativa é pioneira no Brasil e atende a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recomenda a implantação de “pelo menos um programa (por Estado) de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos”.

O Juristur é voltado para os estudantes do ensino fundamental, médio e universitários. A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro (SME), a Fetranspor – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro e a Rio Ônibus são parceiras do projeto. A Prefeitura do Rio, através da SME, é responsável pela seleção das turmas que participam do programa, com ênfase nas escolas situadas em áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Já a Rio Ônibus é a responsável pelo transporte dos estudantes, que sem esse apoio não teriam como ir ao tribunal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj