Notícias | 01 de dezembro de 2014 17:28

Em manhã emocionante, juízes promovem o casamento de 2000 casais no Maracanãzinho

Na manhã deste domingo (30), o ginásio do Maracanãzinho foi palco de um dia histórico para o Judiciário fluminense. Cerca de 20 juízes realizaram a maior cerimônia de casamento coletivo do Rio de Janeiro.  O evento faz parte do projeto “Dia do Sim”, que promove há 08 anos, através do Departamento de Ações Pró- Sustentatiblidade (Deape) do TJ-RJ, casamentos comunitários gratuitos para pessoas com renda familiar de até R$2,5 mil reais. A iniciativa da Corte fluminense tem coordenação da juíza Raquel de Oliveira, e conta com o apoio da Amaerj. Aproximadamente 4.000 pessoas tiveram a união reconhecida. Diversas autoridades prestigiaram o evento.

foto presidente

Presidente da Amaerj destacou  trabalho voluntário dos juízes fluminenses  

O presidente da Amaerj, juiz Rossidélio Lopes, abriu a cerimônia destacando o trabalho voluntário realizado pelos magistrados ao longo do projeto. No mês de agosto foram promovidas cerca de 500 audiências por fim de semana. “Em primeiro lugar, eu quero agradecer aos 30 juízes que trabalharam de graça nos finais de semana para regularizar toda a documentação dos casais aqui presentes. É um esforço que fazem pelo interesse social e pessoal de cada um de vocês. Parabéns aos nossos juízes”, exaltou Rossidélio.

Foto (81)

Bispo Dom Pedro, diretora do Sesi Maria Lúcia Telles, juiz Rossidélio Lopes,  desembargadora Leila Mariano, secretário José Beltrame, juíza Raquel de Oliveira e bispo Carlos Macedo

Em seguida, o secretário de Segurança do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, discorreu sobre a importância da iniciativa para o bem social. “Gostaria de parabenizar os senhores pelo exemplo que estão dando para seus familiares, para sua comunidade, de que é possível viver em paz, de que é possível que nós todos sejamos felizes. A nossa luta é pela paz, a nossa luta é pelo sentido de proporcionar dias melhores. Parabéns por essa decisão tão bonita e tão importante”, encerrou o secretário.

Foto (130)

 Juíza Raquel de Oliveira e magistrados participantes do projeto emocionaram a todos durante a cerimônia 

Logo depois, a presidente do TJ-RJ, desembargadora Leila Mariano, frisou a importância do reconhecimento da união perante a lei, e do grande significado do evento para o Tribunal . “ É importante que as famílias se organizem e que tenham a proteção do Estado, a proteção das leis. Há muito tempo se faz casamentos comunitários, mas nunca com a dimensão do dia de hoje. Realmente vai ser um marco na história do Tribunal. Parabéns às famílias, aos filhos, aos padrinhos, a todos que estão aqui em volta de vocês participando deste dia de felicidade”, exclamou a desembargadora.

 monatgem2

Após os pronunciamentos, cinco casais representando todos os participantes do projeto, foram convidados a subir ao palco. Após receber a benção do bispo Carlos Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e do bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Pedro Cunha, que representou o Cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio, a juíza Raquel de Oliveira deu início à celebração matrimonial.

montagem 1

 

A magistrada ressaltou a importância da pacificação das comunidades do Rio, que permitiu desenvolver o trabalho junto à 39 regiões  da periferia do estado, e a união  entre os poderes, que viabilizou o projeto. “Levar a vocês a possibilidade de converter a união estável em casamento, simplificando todos os atos, mostra que a união entre  o poder público, o sistema Sesi através da Firjan, o terceiro setor através dos voluntários, das igrejas e dos agentes comunitários, é a solução para alavancar o desenvolvimento social”, exclamou Raquel.

Convidado pela magistrada, o juiz Alfredo Marinho emocionou a todos com a leitura do poema “Amor”, de Carlos Drummond de Andrade.  Logo depois, a juíza promoveu a troca das alianças, ao som da canção “Como é grande o meu amor por você”. Enfim, a magistrada foi acompanhada por todos na leitura emocionada dos votos do casamento . Após proclamada a união, os casais receberam, ao final do show do sambista Dudu Nobre, a certidão de casamento. O documento foi expedido, gratuitamente, pelo Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN). Os atores Nando Cunha e Sabrina Petraglia foram os padrinhos simbólicos do evento.

Participaram da cerimônia os juízes Alfredo José Marinho Neto, Ana Celia Montemor Soares Rios Gonçalves, Ana Cristina Nassif Dib Miguel, Andréa Barroso, Andreia Magalhaes Araújo, Anna Caroline Licasálio da Costa, Cláudia Maria de Oliveira Motta, Daniela Brandão Ferreira, Florentina Ferreira Bruzzi Porto, Gloria Heloiza Lima da Silva, Lísia Carla Vieira Rodrigues, Luiz Márcio Victor Alves Pereira, Maria Clacir Schuman, Mônica Ribeiro Teixeira, Monique Abreu David, Priscila Abreu Davi, Raquel de Oliveira, Regina Helena Fábregas Ferreira.

O projeto Dia do Sim é realizado pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), através do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape), em parceria com a Firjan, através do Sesi Cidadania.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj