Notícias | 16 de abril de 2015 16:15

Em encontro com presidente da Amaerj, prefeito de Niterói anuncia Memorial Juíza Patrícia Acioli

Acompanhado de familiares da juíza Patrícia Acioli, o presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes, se reuniu com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. No encontro, realizado ontem (15), o magistrado apresentou oficialmente o 4º Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos, que será lançado no dia 10 de agosto. Na ocasião também ficou decidida a criação de um memorial em homenagem à magistrada, na Praia de Icaraí.

praca-pa

Encontro foi realizado na Prefeitura de Niterói

Segundo o prefeito, a previsão é que o espaço seja inaugurado em agosto. Ele disse que será um pequeno jardim próximo da árvore onde já existe uma placa de ferro e que será de bronze. “O memorial será uma singela homenagem e ao mesmo tempo um registro de um fato que ocorreu há quatro anos. É um reconhecimento da luta por justiça, contra a impunidade e para que fatos como esse nunca mais ocorram no Estado, porque os magistrados e a justiça são parte da esperança da sociedade, uma sociedade civilizada e democrática. O que ocorreu foi inaceitável. Acolhemos esse projeto que será feito pela Secretaria de Urbanismo”, disse.

O presidente da Amaerj falou sobre a importância do diálogo entre os três poderes e disse que a figura de Patrícia Acioli representa um símbolo de uma pessoa que trabalhava para melhorar o Estado do Rio de Janeiro.

20150415_163719

Rossidélio Lopes, Rodrigo Neves, Wílson Chagas, Mike Chagas e Maria Eduarda Acioli

Ex-marido da juíza, Wílson Chagas agradeceu o apoio da Prefeitura. “Ficamos muito gratificados e tínhamos certeza de que a resposta da Prefeitura não seria outra de apoio à nossa manifestação de querer homenagear a Patrícia. Estamos muito felizes com esse reconhecimento porque é uma forma de manter viva a história da Patrícia, quem foi Patrícia, o que aconteceu com ela. Será um espaço em que as pessoas vão se integrar à paisagem com a homenagem que esperamos”, disse.

Prêmio

Criado em 2012, pela Amaerj, com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos homenageia a magistrada da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, assassinada em Piratininga, Niterói, em agosto de 2011, e enfatiza as causas humanistas. O Prêmio tem um caráter plural, é aberto à sociedade, estudantes e profissionais de todas as áreas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj