Notícias | 28 de agosto de 2014 15:53

Dia do Sim completa dois mil casais favorecidos

O Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Deape) encerra neste final de semana, dias 30 e 31 de agosto, o projeto “Dia do Sim”. As audiências serão realizadas com os últimos 500 casais, no auditório da Emerj. Sob a coordenação da juíza Raquel de Oliveira, foram convidados os magistrados Ana Célia Montemor Gonçalves, Florentina Bruzzi Porto, Regina Helena Ferreira, Mylene Glória Vassal, Oscar Lattuca, Lísia Carla Rodrigues, André de Souza Brito, Monique Abreu Brito, Luiz Márcio Pereira, Priscila Abreu David, Cláudia Motta e Glória Heloiza Lima da Silva. A Amaerj apoia integralmente o projeto.

upload_00002807

As audiências foram realizadas durante todo o mês de agosto. Ao todo, foram contabilizados dois mil casais beneficiados, que tiveram sua união estável convertida para o casamento civil gratuitamente. A conversão proporciona ao casal a ampliação de direitos previdenciários, sucessão dos bens comuns e outros importantes benefícios.

Segundo a juíza Raquel de Oliveira, o sucesso do projeto é tão grande que já existe procura por inscrições para 2015. “Tínhamos o limite de dois mil casais e, com o boca a boca, outros já estão se inscrevendo para o próximo ano. Muitos dizem que nunca estiveram em um lugar tão bonito e nunca foram tão bem tratados. Isso é gratificante”, afirma a magistrada, que recebeu os parabéns do juiz André Souza Brito pelo projeto:

“O excesso de trabalho, a falta de reconhecimento, a decepção… os dias são tão curtos, impedindo que reparemos em muitas coisas, entre elas um olhar, um sorriso, um simples gesto de agradecimento… por isso, te mando instantes de alegria e emoção que você conseguiu proporcionar… são pais, que casam na presença de seus filhos; são filhos de outros pais, que comemoram o novo casamento  de seus pais; são 2000 encontros que você conseguiu fazer…”, escreveu o juiz.

SONY DSC

A cerimônia oficial dos matrimônios será realizada no Maracanãzinho, no dia 30 de novembro. Nesse dia, serão entregues também as certidões de casamento que foram expedidas durante a realização das audiências.

O projeto também tem como parceiras a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e  a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (ArpenRJ), representando os cartórios de RCPN.

SONY DSC

| Veja aqui Galeria de Fotos produzida pelo juiz André Souza Brito

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do TJ-RJ