Notícias | 05 de março de 2015 15:50

Desembargador José Nilo Ferreira recebe a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense

O desembargador José Nilo Ferreira foi homenageado, ontem (4), recebendo a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando  Ribeiro de Carvalho. A homenagem marcou sua última participação como membro na sessão da 23ª Câmara Cível do Consumidor. Ele deixa a magistratura estadual, aos  70 anos, em virtude da sua aposentadoria compulsória.

“A minha carreira foi pautada por alguns exemplos que procurei seguir, como o juiz Celso Cândido de Resende e o promotor de justiça, Valdir Mineiro. Deles, tirei o exemplo e a inspiração para praticar o direito”, destacou o desembargador José Nilo, agradecendo a homenagem dos colegas.

upload_00015285

Desembargadores Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, José Nilo Ferreira e Leila Mariano

O presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho recordou vários momentos de atuação conjunta que marcaram a trajetória dos dois no Judiciário Fluminense.

“Eu conheci o desembargador José Nilo em Valença e tive a oportunidade de encontrá-lo, aqui na capital, quando atuava como defensor público e ele como advogado. Pude acompanhar sua diligência para fazer cumprir uma carta precatória. Dali se iniciou uma relação de amizade, respeito e de admiração. E hoje tenho a honra de encontrá-lo, novamente, para cumprir essa missão muito prazerosa e afetuosa para, em nome do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, fazer a outorga da medalha de honra da magistratura. Na verdade, a magistratura é que se sente honrada em tê-lo como homenageado”, afirmou o presidente.

Para entrega da medalha e o diploma ao desembargador José Nilo, o presidente do TJ-RJ convidou a desembargadora Leila Mariano, presidente da 23ª Câmara Cível do Consumidor, para a homenagem ao magistrado.

Homenageado entrou na magistratura fluminense em 1982

Formado pela Faculdade de Direito de Valença, em 1974, foi promotor de justiça na cidade de Palma (MG), Defensor Público na 1ª Vara Criminal de Volta Redonda e aprovado, em 1982, na magistratura do TJRJ, assumindo a então 10ª região judiciária, na comarca de Barra do Piraí, acumulando com as comarcas de Valença, Volta Redonda, Resende, Rio Claro e Piraí. Assumiu a 1ª Vara Criminal da comarca de Volta Redonda e, 8 anos depois, a titularidade da 2ª Vara Criminal Regional de Santa Cruz, onde atuou até sua promoção para o cargo de desembargador da 23ª Câmara Cível do Consumidor.

No âmbito do Juizado, foi um dos primeiros a colocar em prática o acompanhamento psicológico como forma de transação penal para os envolvidos em ilícitos de natureza familiar, visando coibir a reincidência. Como desembargador, da 23ª Câmara do Consumidor, inovou mais uma vez, realizando uma sessão inédita de conciliação na 2ª instância, sob sua presidência.

Fonte: TJ-RJ | Foto: Brunno Dantas