Notícias | 29 de abril de 2016 21:27

‘Daqui a pouco a criança pega a bala do amigo no recreio e dirão que foi ‘golpe’!’ afirma Marina Silva

MHR_00001-29

A ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora Marina Silva afirmou, esta sexta-feira (29), no Rio, que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff “não é golpe” e que a palavra está banalizada. Ela voltou a defender novas eleições, a partir da cassação do mandato da chapa Dilma Rousseff e Michel Temer, por conta de suposto uso de dinheiro desviado da Petrobras para a campanha. As declarações foram feitas no Congresso Mundial de Direito Ambiental, no Rio, onde ela fez um discurso especial nesta sexta-feira (29). A AMAERJ, a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e o TJ-RJ são organizadores do evento.

“Há uma banalização da palavra ‘golpe’. As pessoas estão banalizando algo muito traumático na história do nosso país. Daqui a pouco, a criança pega a bala do amigo no recreio e dizem que foi golpe! Parece que não se está sequer honrando a memória daqueles que lutaram contra a ditadura, que de fato golpeou nossa democracia”, afirmou a ex-senadora. “Impeachment não é golpe, está previsto na Constituição, fui favorável à admissibilidade, mas repito: ele alcança a legalidade mas não a finalidade, porque PT e PMDB são faces da mesma moeda. O que alcança a legalidade e a finalidade é o processo no TSE”, disse.

De acordo com pesquisa de março do instituto Datafolha, Marina aparece em primeiro lugar nas intenções de voto para 2018, nos quatro cenários aventados, variando de 21% a 24%.

“Defendo que se faça uma nova eleição. O TSE já tem elementos trazidos pela Lava-Jato que dão base para julgamento da chapa Dilma-Temer. Se for comprovado, como os indícios estão mais que evidentes de que o dinheiro do Petrolão foi usado para alterar a vontade brasileira soberana na eleição, que se casse a chapa e se convoquem novas eleições. Só uma nova eleição pode estabilizar o país e repactuar as relações, está previsto na Constituição. Assim se devolveria aos brasileiros a possibilidade de um novo pacto para sair da crise.”, disse.

Apesar das pesquisas e do discurso de pré-candidata, Marina não confirmou se disputaria uma eventual eleição este ano caso o TSE cassasse a chapa Dilma-Temer. “Ninguém pode falar de candidatura enquanto não devolver aos cidadãos a possibilidade de votar.”

Questionada se seu discurso não era em interesse próprio, negou e disse que quando começou a defender essa tese, estava em terceiro lugar nas enquetes e nem podia ser candidata porque a lei exigia um ano de filiação para poder concorrer e ela só tinha seis meses de partido.

“Para meu partido poder ingressar no cenário político, ficou apenas com 12 segundos de TV, com um fundo partidário incomparavelmente menor. E ainda fizeram a lei dizendo que só pode participar de debates quem tem nove deputados federais. Como o meu partido, por escolha programática, só tem quatro eu sequer poderei participar de debates. Defendo as novas eleições por convicção. Porque não se pode defender no momento de crise, como este, o que é mais vantajoso para o seu partido ou o seu projeto de poder. Este é o momento de projeto de país.”