Notícias | 03 de março de 2015 15:26

Comissão aprova regulamento do XXII Congresso Brasileiro de Magistrados

Em reunião na manhã de ontem (2), na sede da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em Brasília, integrantes da Comissão Científica do XXII Congresso Brasileiro de Magistrados aprovaram o regulamento do evento que ocorrerá entre 29 e 31 de outubro deste ano, em Rio Quente (GO). O documento será disponibilizado no hotsite que está sendo criado especificamente para o congresso e nos próximos dias no site da AMB (www.amb.com.br).

Os interessados em participar do evento devem ficar atentos aos prazos de inscrições. O coordenador da Comissão Científica e assessor da presidência da AMB, Antônio Silveira Neto, lembra que quem quiser, por exemplo, apresentar algum trabalho relacionado aos eixos temáticos do congresso tem até o dia 31 de agosto para se inscrever. “Todo o material relacionado ao congresso será disponibilizado nos próximos dias no hotsite”, ressaltou.

O tema central do congresso é “O Poder Judiciário e a Consolidação da Democracia: O Papel da Justiça na Sociedade Contemporânea”. O evento vai contar com palestras, painéis e mesas-redondas – que vão acontecer de forma simultânea.

Os eixos das discussões são: a democratização do sistema de Justiça; ações coletivas e o excesso de litigância; direitos humanos; valorização da magistratura; formas alternativas de solução de conflitos; desafios para o Judiciário na sociedade contemporânea; o novo Código de Processo Civil (CPC); processo penal e sistema penitenciário; a percepção da sociedade sobre a Justiça; e experiências na aposentadoria da magistratura.

Além de Antônio Silveira, participaram da reunião: o secretário-adjunto de Comunicação Institucional da AMB, André Lacerda; a assessora especial da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Mônica de Lucca; e o coordenador da Justiça Federal da AMB, Rogério Favreto. Eles trataram da programação do evento, que será divulgada posteriormente.

Fonte: AMB