Notícias | 15 de abril de 2014 15:32

Começa o credenciamento dos tribunais para atuarem nos estádios da Copa do Mundo

A partir desta terça-feira (15/4) até 15 de maio, os Tribunais de Justiça devem fazer o credenciamento virtual dos magistrados, servidores e voluntários que atuarão nos juizados do Torcedor e da Infância e Juventude instalados nos estádios da Copa do Mundo Fifa 2014.

O prazo foi estabelecido no Protocolo de Procedimentos de Credenciamento e Uso de Credenciais para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, assinado em 27 de março pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Comitê Organizador Local (COL) e a Federação Internacional de Futebol (Fifa). O documento define os procedimentos de credenciamento e outras medidas necessárias para assegurar a presença dos juizados do Torcedor e da Infância e Juventude nas arenas esportivas, onde serão realizados os jogos da Copa.

O credenciamento virtual deverá ser feito com o preenchimento de informações das pessoas que atuarão nos juizados durante os eventos esportivos, por meio de link fornecido pelo COL ao CNJ e disponibilizado aos Tribunais de Justiça. Após o credenciamento virtual, será gerado e-mail com a confirmação de dados, a relação de participantes e a respectiva identificação do número credenciado. O documento, contendo o credenciamento, será encaminhado, dia 16 de maio de 2014, ao e-mail do gerente de credenciamento indicado pelo COL (Arnaldo.bortolon@2014.com.br), que atestará a autorização para a etapa de credenciamento presencial.

Para fazer o credenciamento presencial, todos aqueles cadastrados virtualmente deverão comparecer aos Centros de Credenciamento da respectiva arena esportiva, no dia 22 de maio, entre 16 e 18 horas, para a retirada das credenciais emitidas pelo COL e dos cartões de acesso.

Para os servidores da área operacional dos Tribunais de Justiça que atuarão no período antecedente aos jogos, será fornecido passe específico que deverá ser solicitado à Fifa e ao COL, com 48 horas de antecedência.

O COL ministrará treinamento, em cada cidade sede, para disponibilização de informações sobre a organização física dos estádios e utilização do sistema da Fifa de credenciamento, visando facilitar a compreensão quanto às áreas de circulação e limites de acesso, podendo haver indicação de até dois participantes por cidade-sede, pelos Tribunais de Justiça.

De acordo com o protocolo, a Fifa indicará a área destinada ao Poder Judiciário em todas as arenas esportivas envolvidas na competição, para a instalação, a ser feita pelos Tribunais de Justiça, dos juizados criminais do Torcedor e da Infância e Juventude. Pelo protocolo, os tribunais deverão arcar com os custos da instalação.

Fórum – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instalou, em 20 de fevereiro de 2013, o Fórum Nacional de Coordenação de Ações do Poder Judiciário para a Copa das Confederações FIFA 2013 e a Copa do Mundo FIFA 2014.

O grupo auxilia na preparação e troca de informações entre os integrantes do Poder Judiciário para que possam atuar em casos relacionados a greves de operários envolvidos nas obras, preços abusivos praticados por hotéis, violação dos direitos dos torcedores, entre outras questões. Presidido pelo conselheiro do CNJ Paulo Teixeira, o Fórum é formado também pela conselheira Maria Cristina Peduzzi, que ocupa o cargo de vice-presidente, e por magistrados das cidades-sede.

Fonte: Agência CNJ de Notícias