Notícias | 21 de outubro de 2014 13:41

Campanha por eleições diretas ganha força nos estados

Na próxima quarta-feira, dia 22, dois eventos importantes para a democratização do Judiciário acontecem nas regiões nordeste e centro-oeste do Brasil. Em Sergipe, os desembargadores do Tribunal de Justiça do estado devem analisar o requerimento apresentado pela Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase) em conjunto com a AMB, pedindo eleições diretas na corte. O presidente da Amase, Gustavo Plech, fará a sustentação oral da proposta.

Com o mesmo objetivo, juízes de Goiás farão um ato público também na quarta-feira. A mobilização está sendo organizada pelo Fórum Permanente de Democratização do Poder Judiciário, com apoio da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego).

Luta pela Democratização

Na semana passada, o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES) aprovou o pedido apresentado pela Amatra 17 – afiliada à AMB e à Anamatra – para implantar eleições diretas para os cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal. Com a aprovação, o regimento interno da Corte será alterado para contemplar o voto dos magistrados de primeiro grau. Hoje, apenas os desembargadores votam.

A AMB desenvolve em conjunto com as associações filiadas campanha pela democratização do Judiciário. Em 31 de março, representantes das Associações dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Federais (Ajuferjes) e do Trabalho (Amatra-1) protocolaram requerimentos, assinados junto com a AMB, pedindo alteração dos regimentos internos dos tribunais, para que todos os juízes possam eleger seus dirigentes. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações da AMB