AMAERJ | 30 de maio de 2016 17:47

Assista ao vídeo do seminário sobre os desafios do novo CPC

Já está no canal da AMAERJ no Youtube o vídeo do “Seminário sobre os Desafios do Novo Código de Processo Civil”, organizado pela associação, em 20 de maio. Os palestrantes mostraram preocupação com as mudanças promovidas pelo CPC.

Participaram do evento o desembargador Ronaldo Alves de Andrade, do TJ-SP, os juízes Wilson Kozlowski Junior e Leonardo de Castro Gomes, do TJ-RJ, e os professores Eduardo Arruda Alvim, Daniel Willian Granado e Helio Barros. Foram abordados os temas “Recursos Excepcionais no Novo CPC”, “Teoria Geral do Recurso” e “Recursos Ordinários no Novo CPC”.

O desembargador do TJ-SP Ronaldo Alves de Andrade disse que existe um sistema de desprestígio à primeira instância na teoria da causa madura.

“O Código deveria prestigiar a decisão de 1º grau, e não jogar isso para o tribunal. É um risco que uma demanda seja julgada por um único julgador. O duplo grau de jurisdição existe porque a revisão da decisão garante mais segurança jurídica. O Tribunal não poderia julgar o mérito do recurso se isso não foi pedido no recurso”, afirmou o magistrado.

Vídeos:

Parte 1: https://youtu.be/98C14cdQaF0

Parte 2: https://youtu.be/mhag7tAexHw

Parte 3: https://youtu.be/tHRXDrln-BI

Parte 4: https://youtu.be/wocUl5vwn-w

Parte 5: https://youtu.be/RrszKhz8pJQ