Notícias | 26 de agosto de 2014 15:05

AMB publica nota oficial sobre a votação das eleições diretas no TJ-RJ

O presidente da AMB, João Ricardo, escreveu uma mensagem oficial sobre a votação da última semana, que por apenas um voto não instituiu as eleições diretas no TJ-RJ. O magistrado afirmou que o resultado mostrou um substancial avanço na luta pela democratização do Judiciário. “Temos a absoluta certeza que, mesmo aqueles que externaram posição contrária ao nosso pleito, estão imbuídos dos melhores propósitos. Seguiremos na luta, através de um dos instrumentos mais significativos da democracia: o diálogo em busca do consenso, o diálogo como meio republicano de convencimento e, principalmente, o mais absoluto respeito pela posição de cada um”. 

Leia a íntegra da nota:

“Na semana passada, obtivemos um substancial avanço na luta pela democratização do Judiciário. Foi muito animador e significativo o resultado da votação do nosso pleito no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para possibilitar o voto de todos os juízes às eleições do TJ. A rejeição do pedido se deu por um voto, dado revelador do quanto a tese ganhou força em um dos principais tribunais do país.

O mesmo fenômeno percebemos em todos os tribunais brasileiros, muito mais agora impulsionado pelo belo exemplo do Rio. A magistratura fluminense e a Amaerj estão de parabéns pela construção deste importante resultado, sob o império do debate para elaboração de consensos. Parabenizamos também a Mesa Diretora do Tribunal por ter pautado o nosso requerimento e por ter conferido direção democrática na condução do processo.

Reconhecemos a legitimidade do resultado como ato de soberania do Tribunal e dos seus desembargadores. Temos a absoluta certeza que, mesmo aqueles que externaram posição contrária ao nosso pleito, estão imbuídos dos melhores propósitos. Seguiremos na luta, através de um dos instrumentos mais significativos da democracia: o diálogo em busca do consenso, o diálogo como meio republicano de convencimento e, principalmente, o mais absoluto respeito pela posição de cada um.

Seguimos em frente.

João Ricardo Costa”

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj