Notícias | 17 de setembro de 2014 15:12

AMB apoia mobilização dos juízes federais

Dezenas de juízes foram recebidos ontem (16) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Getúlio Moraes. A audiência fez parte das mobilizações previstas – por iniciativa da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis/DF) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) – com o objetivo de implementar a simetria entre as carreiras da magistratura e do Ministério Público.

O coordenador da Justiça Estadual da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Gervásio Santos, participou da audiência e reiterou o apoio da entidade à manifestação: “Somos todos juízes e todos os magistrados devem ser valorizados. O Poder Judiciário é único”, defendeu Gervásio, lembrando que a AMB está sempre buscando a valorização da magistratura e que a importância da carreira se dá no fato de que todas as grandes questões e decisões passam pelo Poder Judiciário.

A categoria comemorou o anúncio do presidente do TJDFT – que confirmou que vai implementar o pagamento do auxílio-moradia aos juízes federais, diante da decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Me solidarizo com o movimento, que é respeitoso, mas firme. Tivemos uma vitória ontem, mas temos que ter outras. Não podemos deixar de lutar por nossos direitos”, afirmou Moraes. 

O presidente da Amagis/DF, Sandoval Gomes de Oliveira, afirmou que o auxílio-moradia é um importante pleito da categoria – que segue lutando pela simetria com o MP: “Precisamos mostrar que não é verdadeira a ideia de que o juiz ganha muito e faz pouco. Nos dedicamos à carreira e estamos lutando pelos nossos direitos”, enfatizou. 

Ato na Justiça Federal

No início da tarde, os magistrados reuniram-se no auditório da Justiça Federal, em Brasília. O presidente da Ajufe, Antônio Bochenek, convocou os juízes a seguirem na “luta pela independência, unicidade e valorização da magistratura”. Também presente no encontro, Gervásio Santos reforçou a posição de que não há democracia sem um Poder Judiciário unido e forte e ainda falou sobre a necessidade de prosseguir o esforço para a aprovação de medidas estruturantes da carreira da magistratura, que alcancem, inclusive, os aposentados.

Fonte: AMB