Notícias | 05 de março de 2015 12:48

Mudança de data: Amaerj promove SPA em Vargem Grande

Estão abertas as inscrições para a “Jornada da Integração: Ao Encontro do Equilíbrio”, que a Amaerj vai promover no próximo dia 14 (sábado), na Sede Campestre. No SPA, será dedicado um dia inteiro às artes do yoga e de áreas terapêuticas. Reserve sua presença agora com Amélia Aben-Athar, através do e-mail amelia@amaerj.org.br ou dos telefones 3133-2636 / 3861-1107.

O valor será R$ 215,00. A Sede está localizada na Estrada do Mucuíba, 1416 – Vargem Grande.

Programação:

08:00 – 09:00 Boas Vindas
09:00 – 10:30 Abertura / Apresentação das Terapias / Vivência de integração
11:00 – 13:00 Oficinas: Meditação com desenhos; Consciência do Movimento.
13:30 – 14:30 Almoço
15:00 – 17:00 Oficinas: Sono Consciente; Educação Somática; Hatha Yoga.
17:00 – 18:00 Encerramento com Roda de Dança Circular

As Terapias serão oferecidas paralelamente às Oficinas. Cada participante poderá optar por uma entre as seguintes terapias:
1) Massagem Ayurvédica
2) Terapia Crâniossacral
3) Massagem Cinestésica

“Jornada da Integração: Ao Encontro do Equilíbrio”

As Antigas Tradições sintonizadas com as oscilações sazonais da terra são profundamente influenciadas pelo conceito do equilíbrio – o equilíbrio resultante da interação dinâmica entre pares de opostos. Observando a natureza e as relações sociais, os sábios chineses identificaram dois polos arquetípicos ao qual denominaram Yin /Yang, associados, desde os tempos remotos, ao feminino e o masculino. As características de contração e receptividade Yin são equilibradas pela expansão e assertividade Yang, segundo a compreensão de que todos os fenômenos naturais se manifestam a partir da oscilação entre esses dois polos. Para nós, ocidentais, que crescemos sob a matriz aristotélica é um desafio conceber a Existência enquanto oscilação, enquanto fluxo entre polos…

A concepção patriarcal de subsequentes eras tem enfatizado os valores Yang, fomentando a conquista, a competitividade e a razão em detrimento da cooperatividade, da sabedoria intuitiva e da sensibilidade. Dessa orientação unidirecionada derivam a misogenia, os agravos ambientais e as imensas disparidades socioeconômicas. Para que cheguemos às grandes mudanças que venham fazer frente a esses desafios é essencial que resgatemos, no âmbito pessoal e na micropolítica do dia a dia, a importância das atitudes Yin. Isso não é uma premissa para os homens ou para as mulheres exclusivamente, uma vez que todos estamos submetidos ao estressee crônico que advém da exacerbação dos valores Yang– todos necessitamos de equilíbrio. Embasados nessa compreensão, lançamos o convite para a ‘Jornada da Integração’ onde trabalharemos pela recuperação da sensibilidade, da intuição, da fruição e da poiésis.

Todas as propostas desse encontro possuem, em comum, a assunção do corpo como meio de reconexão com a sensibilidade. Através de estímulos sensíveis diversos, o corpo vai construindo novas percepções psico neurais, abrindo espaço para a manifestação de novas possibilidades criativas, para a experienciação de novos paradigmas… Portanto, o movimento do corpo pode ser uma via de transformação fisiológica, neurológica, cognitiva, e afetiva. Na ‘Jornada da Integração’ teremos um dia inteiro dedicado a esse caminho com o anelo de profissionais das Artes, do Yoga e de Áreas Terapêuticas afins.

Fonte: Amaerj