Notícias | 15 de julho de 2015 15:54

Amaerj promove abertura do 4º Prêmio Juíza Patrícia Acioli no dia 10

Com o tema “Construindo Cidadania”, a Amaerj promoverá, em 10 de agosto, às 19h, a cerimônia de abertura da 4ª edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos. O evento acontecerá no Auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim, na Escola da Magistratura (Emerj). Neste ano, as categorias são “Práticas Humanísticas”, “Trabalhos Acadêmicos” e “Reportagens Jornalísticas”.

Compõem o Conselho Deliberativo do Prêmio os juízes Rossidélio Lopes, Ana Beatriz Estrella, Cláudia Motta, Lysia Mesquita Figueira, Mafalda Lucchese, Paulo Roberto Corrêa e Raquel de Oliveira. A premiação será realizada em 16 de novembro, no Theatro Municipal. O Prêmio tem como parceiros o Bradesco, a Vale, a Fetranspor, a Rio Ônibus, a Masan, a TV Record, a Fundação Xuxa Meneghel e a ONG RioSolidário.

Premio - home

Em 2014, a cerimônia de premiação reuniu mais de 2 mil pessoas no Theatro Municipal, dentre autoridades dos Três Poderes, empresários, jornalistas, professores, estudantes e representantes de movimentos sociais. Na ocasião, o evento foi noticiado por mais de 50 veículos de imprensa.

Segundo o presidente da Amaerj, juiz Rossidélio Lopes, a terceira edição consolidou o Prêmio no calendário cultural do Rio. “Foi um trabalho de conscientização da sociedade. Tivemos inscrições das cinco regiões do país e até do exterior. O objetivo é reconhecer trabalhos e redações na área da cidadania, por meio do fortalecimento do diálogo entre o Poder Judiciário e a população. O Prêmio também é uma resposta dos magistrados do Rio de Janeiro ao que aconteceu com a colega Patrícia. As pessoas interessadas em melhorar a sociedade brasileira se identificam com ela, que sempre se destacou na luta pelos direitos dos cidadãos, contra a corrupção e no combate à violência social”, afirmou.

Criado em 2012, pela Amaerj, com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos homenageia a magistrada da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, assassinada em Piratininga, Niterói, em agosto de 2011, e enfatiza as causas humanistas. O Prêmio tem um caráter plural. É aberto à sociedade, estudantes e profissionais de todas as áreas, sem restrições.

4ª Edição

Lançamento: 10 de agosto

Fim das inscrições: 29 de outubro

Cerimônia de premiação: 16 de novembro

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj