Notícias | 23 de maio de 2016 17:41

AMAERJ organiza ação de coleta de lixo em canoa havaiana em 9 de julho

Praia de São Francisco - Niterói

Sede das competições de vela nas Olimpíadas 2016, a Baía de Guanabara será palco da ação voluntária de conscientização ambiental e coleta de lixo com canoas havaianas, organizado pela AMAERJ. O evento vai acontecer na manhã de 9 de julho, sábado, na praia de São Francisco, em Niterói. A ação terá a participação de magistrados, promotores e procuradores do Rio de Janeiro, é inspirado no “Projeto Limpeza na Praia”, do Instituto Ecológico Aqualung (IEA).

Criado em 2003, o projeto consiste em realizar a educação ambiental e a limpeza em locais como: praias, rios, lagos e lagoas. O foco é na retirada de microlixo (guimba de cigarro; tampinhas; canudinhos; espetinhos de camarões e queijo coalho; papel laminado).

Esta ação da AMAERJ, na região metropolitana do Rio, também vai organizar palestras sobre o meio ambiente para ressaltar a necessidade de preservar a Baía de Guanabara. Alunos da rede estadual de ensino integrarão a atividade.

O evento está sendo organizada entre as juízas Renata Gil (presidente da AMAERJ), Simone Ferraz (36ª Vara Criminal do TJ-RJ e remadora), o promotor de Justiça Luciano Mattos (presidente da Amperj), o atleta de canoa havaiana Dave Macknight (vice-campeão mundial, atleta da equipe SAMU e sócio do Guarderya Paddle Service Niterói), e Warlei Faria e Luca Padovano (coordenadores do Instituto Ecológico Aqualung).

A chegada da canoa havaiana ao Brasil, foi no final do ano 2000, em Santos, importada dos Estados Unidos e batizada de Lanakila. A cidade se tornou um dos polos nacionais do esporte.