Notícias | 22 de setembro de 2014 17:34

Amaerj defende a democracia

Diante da manifestação expressa por diversos associados, em sua primeira reunião de Diretoria após o Tribunal Pleno, a Amaerj emite nota oficial sobre o voto do 1º vice-presidente da Associação, desembargador Carlos Santos Oliveira, na sessão do Pleno do dia 21 de agosto.

A Amaerj continua, intransigentemente, na defesa da democratização interna do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Foi com este propósito que o presidente Rossidélio Lopes encaminhou o pleito, primeiramente, por eleições diretas e, posteriormente, pela votação aberta e nominal no Pleno.

Os demais membros da Diretoria votaram pelas eleições diretas: desembargadores Ana Maria Pereira de Oliveira e Paulo Sérgio Prestes. Foi uma surpresa o voto do desembargador Carlos Santos Oliveira.

A Amaerj defende a democracia e respeita as opiniões divergentes. A Associação deixa claro que a decisão de votar contra a democratização do Judiciário foi uma postura particular do desembargador Carlos Santos Oliveira, que optou por não encampar o pleito da Associação.

O desembargador está em férias e a Diretoria aguarda seu retorno para tomar ciência do abaixo-assinado e se pronunciar.

A Amaerj ratifica as palavras do presidente da AMB, João Ricardo Costa, no sentido de que todo o Brasil reconheceu a votação do Tribunal Pleno do Rio como o maior avanço da luta pelas eleições diretas no Judiciário. Continuamos trabalhando para que esta seja a última eleição sem a participação dos juízes no nosso Tribunal.

| Leia aqui a íntegra da Ata da Reunião de Diretoria desta segunda-feira (22).