Notícias | 25 de fevereiro de 2015 14:53

Amaerj, AMB e Anamatra discutem reforma política com ministro da Secretaria-Geral da Presidência

A reforma política foi um dos principais temas tratados numa reunião entre o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, o presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes, o presidente da AMB, João Ricardo, e o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Paulo Schimit. Na ocasião, João Ricardo expôs a posição da entidade que representa mais de 14 mil juízes em todo o país sobre o assunto. Disse que um dos pontos que precisa ser revisto é o financiamento privado de campanha, que favorece a corrupção no país. Acompanhados do deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), os magistrados também falaram sobre a “PEC da Bengala”, ressaltando a preocupação com a mudança radical na carreira dos juízes.

reuniao-rossetto-598x398

Os magistrados mostraram ao ministro que estão engajados na campanha em prol de uma reforma política no país, mas se mostraram preocupados com a discussão que está sendo feita no Congresso Nacional, principalmente acerca do financiamento privado de campanhas eleitorais.

Para o ministro, o momento é propício para o debate sobre a reforma política. O presidente da AMB disse que uma das alternativas pode ser o financiamento misto de campanha, que permitiria a doação de pessoas físicas. “Poderia ser limitado em R$ 700 por pessoa e esse montante poderia ir para um fundo partidário”, ressaltou. João Ricardo Costa destacou ainda o esforço da AMB, juntamente com demais entidades representantes do Judiciário, de colher assinaturas para a discussão de um projeto de iniciativa popular.

Fonte: Amaerj com informações e foto da AMB