Notícias | 21 de maio de 2015 15:14

Em reunião com Administração do TJ, juízes do 1º Núcleo Regional reivindicam mais funcionários

Dando continuidade aos encontros com juízes para ouvir as reivindicações, sugestões e reclamações da 1ª instância, o presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, se reuniu com magistrados do 1º Núcleo Regional (Nur) ontem (20). Entre as questões colocadas pelos magistrados, ganhou destaque a reivindicação de mais funcionários. “Temos uma grande carência de pessoal. Estamos muito preocupados com esta questão e estamos tentando resolver”, disse a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz, lembrando que houve audiências públicas para tratar do assunto e que está sendo realizado estudo sobre lotação ideal nas serventias.

No encontro, foi esclarecido ainda que o Programa de Incentivo à Aposentadoria (PIA) já conta com 383 adesões, que possibilitarão, em um segundo momento, a convocação de cerca do dobro do número de aposentados, já que os funcionários mais antigos recebiam valores mais elevados. “Não poderemos ter solução imediata, mas o empenho é geral. Aqui não há promessas, há compromissos”, afirmou o presidente Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, aproveitando a oportunidade para informar que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) projeto de reestruturação gradual da remuneração dos servidores, que sofreu perdas ao longo dos anos. “Vamos repor, realizar uma gradual recuperação salarial”, disse. 

upload_00003480

Entre as questões colocadas pelos juízes, ganhou destaque a reivindicação de mais funcionários

Estiveram presentes também no encontro o presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; o presidente da Comissão de Segurança Institucional (Coseg), desembargador José Carlos Maldonado; os juízes auxiliares da Presidência Antonio Aurelio Abi-Ramia Duarte, Luiz Marcio Victor Alves Pereira e Maria Tereza Donatti; o juiz dirigente do 1º Nur, Mário Mazza; o juiz auxiliar da Corregedoria João Luiz Ferraz de Oliveira Lima e o diretor-geral da Diretoria-Geral de Gestão de Pessoas, Gabriel Albuquerque, entre outros. 

Durante a reunião, o presidente destacou a importância de um espaço de diálogo entre magistrados, servidores e a administração do Poder Judiciário e falou sobre o desconhecimento de muitos sobre o funcionamento e o papel do Judiciário. “O TJ nada mais é do que a estrutura político-administrativa de um Poder”, disse o presidente Luiz Fernando, que pediu a colaboração dos juízes com a atual gestão, enviando sugestões, críticas e colaborações. Segundo a corregedora, desembargadora Maria Augusta Vaz, o objetivo dos encontros é manter a proximidade e ouvir as necessidades de trabalho. “Temos nos empenhado para atender as necessidades, que não são poucas”, afirmou.

Durante o evento, o presidente informou ainda que, no próximo dia 29, às 11h, receberá um manifesto de juízes a favor da implantação das eleições diretas para a administração do TJ-RJ. Para o desembargador, a ocasião será uma manifestação democrática em que todos poderão externar seu pensamento, contrário ou favorável à alteração. “Acredito que as eleições diretas ocorrerão em um futuro próximo”, disse, destacando que a mudança refere-se a uma questão constitucional e não de alteração do regimento interno. 

Ele destacou também o envio de uma carta sobre os 100 primeiros dias de gestão como uma forma de que todos acompanhem de perto o que vem sendo realizado, uma prestação de contas pela administração. Segundo o presidente, a ideia é que a comunicação seja enviada a cada três meses, em média.  

Em relação à segurança, foi anunciada a continuidade das instalações de câmeras de monitoramento nos fóruns do estado. A previsão é que, até o final do ano, todos tenham os equipamentos. “Há preocupação com a segurança e estamos dando um destaque especial”, disse o presidente da Coseg, desembargador Maldonado, citando que há cerca de 5 mil câmeras nas dependências dos prédios do Tribunal.

Fazem parte do 1º Nur serventias localizadas na Capital (Fórum Central, I Juizado Especial Criminal – Botafogo, IV Juizado Especial Criminal – Leblon, IV Juizado Especial Cível – Catete), V Juizado Especial Cível – Copacabana, VI Juizado Especial Cível – Gávea, VIII Juizado Especial Cível – Tijuca, IX Juizado Especial Cível – Vila Isabel, I e V Juizados da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Vara da Infância e da Juventude e 1ª e 2ª Varas da Infância, da Juventude e do Idoso). A administração do TJRJ já participou de encontros com juízes e servidores dos 4º e 10ª Núcleos Regionais, abrangendo, respectivamente, comarcas nas regiões da Baixada Fluminense e no Noroeste do estado.

Fonte: Amaerj com informações do TJ-RJ | Foto: Brunno Dantas